Blog Top Society - Karla Cruz

Tontura piora saúde mental das pessoas

16/01/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10877_post_10332.jpg
A campanha Janeiro Branco de 2023 lança um olhar reflexivo sobre a saúde mental com o tema A Vida pede Equilíbrio. A vida moderna e virtual nos oferece uma gama de possibilidades. Podemos fazer muito e cada vez mais rápido, temos necessidades novas a cada instante e nossa atenção se transporta a inúmeros focos de interesses ao mesmo tempo, sem nos darmos conta da conexão corpo x mente. O resultado é que um dia percebemos algo errado, uma dor, um lapso de memória, uma travada na coluna, formigamento na cabeça, uma tensão na nuca, uma sensação estranha na cabeça, um desconforto, enfim, sensações difíceis de explicar e que podem levar a diagnósticos e tratamentos equivocados e prejudiciais. A tontura é uma delas.

Dr Saulo Nader, neurologista e especialista em tontura, vertigem e desequilíbrio, nos dá importantes esclarecimentos sobre “Tontura Emocional”, o que ele reconhece como a Tontura Perceptual Postural Persistente (TPPP) ou Vertigem Fóbica. Diz ele: 

“É uma doença muito pouco conhecida, mas que acontece bastante e que tem uma estreita correlação com o emocional da gente. Nesse sentido, quando o emocional não está muito legal, fragilizado, ele pode desencadear ou descompensar essa tontura.  Quem tem tontura sabe que quanto mais tontura, mais desconforto, pior fica o emocional; quanto mais ansiedade, mais estresse emocional que alimenta a tontura, entrando num círculo vicioso que precisa ser quebrado para a pessoa ter uma melhora”.

O neurologista, apelidado carinhosamente pelos pacientes como Doutor Tontura, ressalta que pessoas que sofrem dessa doença têm basicamente dois sintomas que as incomodam muito: tontura estranha e uma sensação de insegurança para caminhar.
 
Segundo o especialista é muito difícil para os pacientes da TPPP/ Vertigem Fóbica traduzirem em palavras ou verbalizar aquela sensação que está incomodando. Há relatos, por exemplo: sensação de névoa na cabeça, a cabeça enevoada, a cabeça aturdida, a cabeça pesada, cabeça estranha ou cabeça lentificada.

“Outros percebem como se a cabeça tivesse mudado de tamanho, a cabeça está muito grande ou muito pequena. Outros relatam que é como se a cabeça, tivesse oca, como se tivesse um formigamento nesta região, como se tivesse uma sensação da visão distorcida das imagens, entre muitas outras sensações que a gente escuta para descrever esse tipo de tontura. Isso nos lembra a frase em latim 'Mens sana in corpore sano', Mente sã em corpo são. Eis a chave para o equilíbrio. O que não parece nada fácil, uma vez que as pessoas estão completamente desligadas da origem de suas doenças e das causas de seus sintomas”, explica Nader.

Por isso, é fundamental buscar orientação médica para uma correta avaliação e tratamento preventivo de doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico, que tanto têm afetado a saúde mental dos indivíduos.
 
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página