Blog Top Society - Karla Cruz

Catarinense Marcos Laffin recebe comenda do legislativo catarinense

16/11/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10469_post_9089.jpg
No próximo dia 21 de novembro, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina e membro da Academia Catarinense de Letras, Marcos Laffin, recebe Comenda do Legislativo Catarinense. A honraria é entregue para personalidades e instituições que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol de Santa Catarina e indicadas por deputados. Laffin teve como indicação o deputado do NOVO, Bruno Souza. Instituída pela Resolução 2/2008, a comenda, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento, é um evento tradicional anual e a cerimônia é conduzida pelo presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB), com a presença dos parlamentares e familiares dos homenageados.
 
“Professor Laffin tem uma trajetória que contempla uma carreira voltada para a formação de profissionais e também para a produção cultural e acadêmica e, nada mais justo do que valorizarmos aqueles que estão produzindo e trazendo bons resultados para o nosso estado. Ele conseguiu dialogar entre as áreas de exatas e humanas e mostrando de forma prática como essa dualidade pode contribuir para formação integral do ser humano”, destaca o deputado Bruno Souza.
 
Em dezembro de 2021 o poeta Marcos Laffin foi eleito para a Cadeira 9 da Academia Catarinense de Letras. A publicação dos livros de poemas Estivador, 1990; Tempo dentro do tempo, 2009; Muralhas de Lã, 2012; O Corpo das Hortênsias, 2014; Cio de Pássaros, 2017 e Oceano, 2022 denotam a sua participação e a difusão da expressão literária catarinense.
 
Marcos Laffin descreve sua participação no cenário cultural e em eventos de promoção da arte e da literatura como um compromisso de vida e de manifestação da linguagem em gêneros literários para colocar em movimento a presença do leitor e dar cumplicidade a uma das maneiras de compreender o mundo e os movimentos em suas realidades. Esse compromisso também abrange sua participação na Academia Catarinense de Letras com os fatos, com a língua vernácula, com a literatura, com a arte e com a cultura, que junto à história das pessoas, registram e homenageiam os processos iniciados e desenvolvidos nesses 102 anos da ACL.
 
Além dos livros na área de literatura Marcos Laffin publicou livros técnicos na área contábil, tais como, De Contador a Professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade, 2005; Redes Sociais – ações de cooperação. Cooperativismo. Redes de Cooperação, 2011; Contabilidade e Ensino: mediações pedagógicas (Ensino superior), 2005; e como um dos organizadores do livro Currículo e suas Referências em 2012.
 
O resultado das vendas dos seus livros de literatura é inteiramente destinado para as Associações da Sociedade Civil que combatem a fome. Laffin destaca que é preciso termos ações sistematizadas e perenes para alimentar quem tem fome e garantir o princípio de dignidade à vida.
 
Marcos Laffin é professor aposentado pela UFSC. Como professor de contabilidade desenvolveu projetos e ações na formação do contador nas dimensões técnico-cientifica e pedagógica. Na extensão e na assistência social implementou projetos de planejamento de orçamento familiar para famílias em situações de vulnerabilidade econômica. Nessas ações Laffin afirma que a contabilidade como uma ciência social aplicada precisa atuar e ampliar seus espaços de atuação para promover seus princípios de reconhecimento, mensuração e evidenciação de todo e qualquer patrimônio, independentemente do valor monetário que ele represente. A contabilidade possui instrumentos técnicos capazes de orientar e subsidiar formas de controle do orçamento familiar e, com isso melhor lidar com as finanças pessoais e familiar.
 
Ainda no âmbito de suas atividades como professor na UFSC criou e desenvolveu a Revista Contemporânea de Contabilidade. Entre outras funções administrativas exerceu o cargo de Pró-reitor de Ensino de Graduação, momento em que presidiu o Fórum Nacional de Pró-reitores de Ensino das universidades brasileiras. Esse fórum reúne as universidades públicas e particulares e propõe discussões e ações de políticas para a Educação Superior no Brasil.
 
Laffin teve participação e destaque desde a criação da segunda universidade pública em Santa Catarina, a Universidade da Fronteira Sul, com unidades também no Rio grande do Sul e no Paraná.  Na gestão da Pró-reitoria de Ensino de Graduação teve participação efetiva no coletivo de proposições que implantou as ações afirmativas na UFSC e que por meio do Programa Reuni ampliou as vagas de ingresso.
 
Em 2021 Marcos Laffin foi selecionado juntamente com outros profissionais da área da contabilidade para compor o livro Contar para Inspirar – Histórias de vida de profissionais da Contabilidade de Santa Catarina em uma ação do Conselho Regional de Contabilidade Santa Catarina.
 
Marcos Laffin tem ainda participação em Organizações Sociais em Florianópolis com atividades e contribuições no âmbito de conselho fiscal, da contabilidade e de proposição de organização curricular para educação básica.
 
É pelo conjunto de suas ações em atividades formativas, socioculturais, assistência social e comunitárias que Marcos Laffin vem marcando sua participação no desenvolvimento de projetos e ações em busca de equidade social na construção de uma sociedade plural e democrática.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página