Blog Top Society - Karla Cruz

INC promove avaliação cardiovascular para jovens atletas de Curitiba

16/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11897_post_14382.jpg
Cerca de 100 crianças e adolescentes atletas do centro de treinamento NB Futebol Clube, no bairro da Lamenha Pequena, em Curitiba, foram avaliadas por uma equipe especializada do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), no último sábado (13). A ação gratuita teve como objetivo principal a prevenção do desenvolvimento de doenças do aparelho cardiovascular e a detecção precoce de doenças causadoras de morte súbita cardíaca. Além da avaliação médica voltada para o esporte, os jovens receberam orientações sobre hábitos saudáveis e promoção da saúde.
 
Para realizar a avaliação, o INC levou para o centro de treinamento uma ambulância, macas e aparelhos de eletrocardiograma, e contou uma equipe de cardiologistas e técnicas de enfermagem – além de acadêmicos da Liga Acadêmica de Cardiologia que apoiaram a ação. “Nossa intenção foi avaliar ou detectar alguma condição de saúde que não tenha se manifestado ainda, mas que pode representar um risco para a prática de uma atividade física mais intensa no jovem que busca uma carreira profissional e acaba querendo otimizar o desempenho, podendo trazer um risco de morte súbita, por exemplo, que é uma catástrofe no esporte. É exatamente o que a gente quer evitar”, explicou Rafael Marchetti, cardiologista do Hospital INC, e que esteve à frente da ação.
 
Boa parte desses atletas não teria a oportunidade de fazer uma avaliação específica como esta, com exames complementares, como observou um dos sócios fundadores do clube, Raphael Biasetto. “Cerca de 25% dos nossos jovens são atendidos dentro do nosso projeto social, e sabemos que nem todos têm plano de saúde, e estes exames são caros. Ao  mesmo tempo que para participar de testes para ingressar nos clubes profissionais e mais organizados é exigido que o atleta apresente esses exames. Então essa ação foi uma grande oportunidade para todos eles”, contextualiza Raphael, informando que o clube atende 250 crianças e jovens, com idade entre três e 20 anos.
 
Vânia Barbosa, 42 anos, é mãe dos jovens atletas Manura e Haedo, 16 e 13 anos respectivamente, que vieram da Aldeia Tereré, em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, há cerca de dois anos, para treinar futebol no clube. “Essa avaliação é de suma importância. Sem esses exames não tem como eles participarem de testes nos clubes profissionais. Na verdade, todo atleta deveria fazer exames cardiológicos para saber os seus limites, e saber se pode participar de campeonatos sem colocar sua vida em risco”, disse Vânia, contando que o filho mais velho vai participar de um teste no Grêmio, em Porto Alegre.
 
“Eles estão colocando o corpo deles no limite o tempo todo. A gente acha que uma criança sempre é saudável e aguenta tudo, mas não é bem assim. Pode existir algo oculto, que só vamos descobrir com exames, investigando mesmo. Por isso nem pensei duas vezes para trazê-lo aqui hoje”, contou Fernanda Fortes, 43, mãe de Pedro, que tem 10 anos, e treina de segunda a sexta-feira no clube.
 
Avaliação médica físico-esportista
A avaliação feita pela equipe médica do Hospital INC seguiu sugestões do protocolo europeu de cardiologia do esporte, iniciou com uma avaliação médica, anamnese e exame físico e, depois, foi realizado o eletrocardiograma de repouso de 12 derivações (ECG), ou seja, antes da realização de exercício regular moderado a intenso e, periodicamente, com a sua manutenção. “Muitas condições cardíacas congênitas e adquiridas, como miocardiopatias, síndrome do QT longo e anomalias coronárias podem não apresentar sintomas óbvios e passar despercebidas durante a avaliação clínica de rotina. No entanto, essas condições podem aumentar significativamente o risco de arritmias cardíacas, parada cardíaca e morte súbita durante a atividade física”, alerta o Dr. Rafael Marchetti.
Além da avaliação clínica completa e eletrocardiograma, em alguns casos, podem ser solicitados exames adicionais, como ecocardiograma e teste ergométrico, que podem ajudar a identificar possíveis anomalias e fornecer informações importantes sobre a saúde cardiovascular do atleta. “Em muitos países, a avaliação cardiológica é obrigatória para jovens atletas antes de participarem de esportes competitivos, justamente porque podem prevenir mortes súbitas relacionadas ao exercício e fornecer tranquilidade aos pais e treinadores”. 
 
Sobre o Hospital INC
O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais. Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina.
 
O Serviço de Cardiologia do INC conta com todas as subespecialidades e tem um dos laboratórios mais modernos e equipados do Brasil. É referência no tratamento da doença coronária complexa, como oclusões crônicas, com uso de técnicas avançadas de imagem, como a Tomografia de Coerência Optica (OCT), e também no tratamento transcateter de cardiopatias estruturais, como o implante transcateter de válvula aórtica (TAVI), plastia mitral transcateter (MitraClip), procedimentos de “Valve-in-valve” e de doenças congênitas, como o fechamento do forame oval patente (FOP). O Serviço de Cirurgia Cardíaca é referência nacional, sobretudo em técnicas específicas, como plastia mitral, aórtica e cirurgia de Ross.
 
O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2020, técnicos em Enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais.

Compartilhe nas redes sociais:

Novo lançamento da Alínea Urbanismo traz uma proposta de vida de interior perto da Capital

16/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11896_post_212.jpg
Ter uma casa em meio a natureza é o sonho de consumo de muita gente. E em Santa Catarina, uma das regiões que mais tem valorizado é a de Santo Amaro da Imperatriz. A cidade é destaque nacional em qualidade de vida, pois reúne o sossego de uma cidade pequena, a possibilidade do contato constante com a natureza e águas termais terapêuticas. Tudo isso a 30 minutos de Florianópolis.
 
Não é à toa que Santo Amaro da Imperatriz vem atraindo a atenção de construtoras e investidores. Como é o caso da Alínea Urbanismo, que vai inaugurar o condomínio fechado Alínea Villa da Imperatriz. Empreendimento ideal para quem quer comprar um terreno, construir uma casa do seu jeito e usar de refúgio para a família.
 
São 194 lotes entre 800 e 1806m2, mais de 115 mil m2 de área de preservação permanente, além de mais de 57 mil m2 de áreas verdes de lazer. O condomínio fechado de terrenos terá o padrão Alínea de construção: pavimentação em paver, rede de energia e iluminação aérea, calçadas em concreto e grama, rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto e rede de drenagem pluvial.
 
img/topsocie_blog/11896_post_9493.jpg
Além de contar com áreas de lazer completas: campo de futebol, cancha de bocha, academia ao ar livre, quadra de tênis, playground, salão de festas, bosque e trilha de caminhada ao redor do empreendimento. Para maior segurança o empreendimento terá guarita para controle de acesso.
 
Para quem quiser conhecer o espaço, agende o seu horário de atendimento via corretor. Mais informações acesse: www.alineaurbanismo.com.br.
 


Compartilhe nas redes sociais:

Funk de DJ catarinense viraliza e ganha o mundo

16/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11895_post_27.jpg
"Na Contramão", música criada por DJ Katrip, Dj Darge, Mc Th e Mc Delux entrou na sexta posição da playlist oficial da plataforma Spotify, Viral 50 de Portugal.
 
No Brasil, o hit também cresce de maneira exponencial, marcando presença no: Top 10 músicas que viralizaram no país e na playlist editorial Funk Challenge (Spotify). Já no Shazam Brasil o single é o quinto mais pesquisado pelos ouvintes.
 
Atualmente, a DJ Katrip contabiliza mais de 650 mil ouvintes mensais nos principais streamings de música. A música "Na Contramão" se destaca por sua batida potente e marcante, contendo elementos que passam uma vibe gostosa e psicodélica.
 
A performance da tiktoker Beca Barreto para o hit apresenta mais de 2M de visualizações e inúmeras reproduções. Uma dança criativa e uma música envolvente e estimulante logo conquistaram o público cativo do mundo do funk.
 
“A galera realmente gostou muito da coreografia, é muito satisfatória e atraente. Uma grande alegria ver tudo sendo reproduzido pelos quatro cantos do mundo”, comemora DJ Katrip.
 
A música já conta com mais de 60 mil vídeos no Tik Tok e Instagram. Influenciadores como Clara Garcia, Nathalia Valente, Juliano Floss, Alvaro e Sofia Santino, já registraram a dancinha criada por Ana Rosa, de Na Contramão.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página