Blog Top Society - Karla Cruz

Carreira e maternidade: área de tecnologia tem atraído mães que trabalham

13/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11869_post_1187.jpg
Quando se fala em maternidade e carreira, ainda existem muitos obstáculos a serem enfrentados pelas mulheres. Preconceito, falta de opções de trabalho remoto, longas horas de trabalho, falta de uma rede de apoio e políticas inclusivas e um ambiente de trabalho prioritariamente masculino são apenas alguns deles.
 
Uma pesquisa divulgada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) revela que a queda no emprego se inicia imediatamente após o período de licença maternidade e que, após 24 meses, quase metade das mulheres que tiram licença-maternidade estão fora do mercado de trabalho.
 
No entanto, algumas empresas estão começando a perceber a importância de promover oportunidades para as mães que desejam progredir na carreira. Um dos setores que vem ampliando a participação feminina - e, por consequência, das mulheres que têm filhos - é o de tecnologia. Um levantamento realizado pela Catho em 2022 mostra um aumento de 2,1 pontos percentuais de mulheres em cargos de tecnologia no Brasil em comparação com o ano anterior.
 
“Empresas de tecnologia estão em crescimento. Como a flexibilidade é cultural nessas empresas, isso facilita na hora de escolher uma oportunidade, seja ela na sua cidade ou em outra, podendo até expandir para outros países”, conta Bruna Gomes Almeida, 35 anos, mãe de Nicoly (16) e Nataly (12), que trabalha na Handit, empresa de tecnologia com sede em Blumenau.
 
“Enquanto estamos trabalhando em home office, também estamos sendo mães. Conseguimos conciliar a vida profissional e materna, não perdendo a qualidade de vida e o desenvolvimento de nossos filhos”, aponta.
 
Bruna tinha experiências anteriores na área de vendas, mas o setor de tecnologia a conquistou.
 
“Depois da maternidade as coisas realmente mudam e passamos a valorizar tudo que está relacionado ao bem-estar de nossos filhos. Comecei a valorizar mais o meu tempo, e conciliar o que é mais importante no meu dia a dia”.
 
Para ela, o fato das empresas de tecnologia adotarem o modelo remoto ou híbrido facilita para quem tem filhos.
 
“Trabalhar em uma empresa acolhedora é um grande incentivo para dar o  melhor como profissional e  pessoal como mãe”, acrescenta.
 
Este é o caso também da Lally Rosar, de 32 anos, mãe do Pedro, de dez anos. Há nove meses ela trabalha na Handit. Antes de migrar para o setor de TI, atuava na área automobilística.
 
“Depois da vinda do Pedro, minha vida mudou principalmente com relação à responsabilidade. Eu sempre me cobrei muito, mas depois da maternidade, eu me cobrei mais ainda, por querer oferecer uma boa qualidade de vida para ele. Já não estava mais feliz seguindo a carreira na área automobilística e amigos da área tech me incentivaram a fazer transição de carreira e começar a dar meus primeiros passos na área. Depois da entrada na Handit, tive uma qualidade de vida muito melhor. E falo em todos os sentidos, fazendo até eu conseguir estar mais próxima do meu filho”, conta.
 
Bruna Vieira Severiano também viu na tecnologia uma oportunidade para ter mais tempo para a família. No ramo de varejo, onde ela atuava anteriormente, não tinha horários flexíveis e precisava trabalhar aos fins semana. Bruna é mãe de Liz (16), Melina (5) e Raul (3) e está na Handit há três meses.
 
“Além disso, tenho uma grande paixão pessoal de levar soluções para grandes corporações e ver o impacto que isso causa na vida das pessoas. Somado a isso, tem a flexibilidade de horários para gerenciar as outras demandas da vida”, relata.
 
“O meu dia nem sempre consegue seguir um cronograma previsível. Mas, na empresa, o importante é a minha entrega e meu envolvimento e não o horário que eu cumpro”, acrescenta Bruna.
 
Preocupação com a diversidade e valorização da maternidade
 
A Handit é um exemplo não apenas pelo apoio às mães, mas também pela valorização das mulheres como um todo. A empresa catarinense tem um quadro formado por 31% de mulheres - percentual que vem crescendo a cada ano - e algumas delas ocupando posições de liderança. Dessas, 37% são mães.
 
O analista de Gestão de Pessoas da  Handit, Vicente Mendonça, explica que esse processo de contratação e o olhar para as mulheres e mães acontece de uma forma muito natural na empresa. Ele destaca a flexibilidade de horários e a possibilidade de trabalho remoto como atrativos. Mas, além disso, no dia a dia, a empresa demonstra a preocupação em apoiar os colaboradores no sentido de que possam conciliar a vida pessoal com a vida profissional.
 
Após a tragédia ocorrida recentemente na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, por exemplo, o setor de RH entrou em contato com os funcionários para saber se precisariam de folga, horários especiais ou trabalhar de casa, para que todos se sentissem em segurança junto aos filhos.
 
A Handit também tem um grupo formado por mulheres colaboradoras, onde elas trocam ideias sobre cursos, treinamentos e promovem encontros, com rodas de conversas sobre carreira, maternidade e outros assuntos de interesse.
 
“Nossa principal motivação é pensar na diversidade não só de gêneros, mas na multiplicidade de talentos, criatividade e ideias que essas mulheres podem trazer”, afirma Mendonça.
 
Vantagens para as mães na área de tecnologia
 
·         Flexibilidade de horários: muitas empresas de tecnologia oferecem horários flexíveis de trabalho, o que permite que as mães possam equilibrar o trabalho com as responsabilidades familiares.
 
·         Trabalho remoto: empresas desse setor frequentemente permitem que seus funcionários trabalhem remotamente, o que pode ser uma vantagem para as mães que precisam estar em casa para cuidar de seus filhos.
 
·         Ambiente inclusivo: muitas empresas de tecnologia têm políticas e práticas inclusivas que ajudam a criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e favorável para as mães.
 
·         Oportunidades de carreira: o setor de tecnologia está em constante evolução e crescimento, o que pode criar muitas oportunidades de carreira para as mães que desejam progredir em suas carreiras.
 
·         Salários competitivos: algumas empresas do ramo oferecem salários competitivos e pacotes de benefícios que podem ser atraentes para as mães que desejam apoiar financeiramente suas famílias.


Compartilhe nas redes sociais:

Doação de picolés ajuda no tratamento de câncer em pacientes do Hospital Marieta

13/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11868_post_7764.jpg
Um gesto simples, porém, cheio de representatividade. Quem chega à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Marieta por vezes se depara com pacientes saboreando picolés. São produtos oferecidos há vários anos pela Sorvetes Stringari, tradicional fábrica alimentícia de Itajaí, a quem está na fila do tratamento de câncer. O que pouca gente sabe, é que as delícias geladas ajudam a conter náuseas e incômodos na boca, efeitos típicos desse tratamento e que abalam o apetite dos pacientes.

Desde fevereiro de 2020, a empresa fornece cerca de 100 picolés por mês ao hospital. Eles ficam em um freezer da empresa emprestado à Unacon. São oferecidos pela equipe multidisciplinar àqueles que estão no processo de quimioterapia e que sofrem com os efeitos deste tratamento.

“Por um período chegamos a criar uma receita especial de sorvete de copinho à base de água, mas como tinha uma validade mais curta e os próprios pacientes gostaram mais dos picolés de palito, optamos por centralizar o fornecimento nesses produtos”, conta a assistente administrativa da indústria, Caroline Stringari. Os sabores que mais se destacam são os cítricos, como limão e maracujá, mas há ainda os de uva, abacaxi e morango. 

A coordenadora da Unacon, Vanessa Manfrin, explica que são ofertados picolés aos pacientes que fazem quimioterapia, exceto alguns protocolos que têm sensibilidade ao gelado e devem ser evitados. “Essa é uma grande contribuição, porque nosso foco é na humanização, no bem-estar de quem está nesse dolorido processo”, defende Vanessa.

A doação ajuda os pacientes, mas também traz alento para a família Stringari. Três dos sócios já passaram pela doença e sabem da importância desses detalhes durante o tratamento. “E para o Hospital Marieta é uma alegria poder contar com esta contribuição. Esta ação delicada e discreta nos ajuda a aliviar o desconforto físico e a dor emocional dos nossos pacientes. Fica aqui registrado nosso sincero agradecimento à família Stringari”, comenta a diretora geral do hospital, Irmã Simone Santana. 

Compartilhe nas redes sociais:

Spaten confirmada como cerveja oficial da 38ª Oktoberfest Blumenau

12/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11867_post_5743.jpg
Spaten, uma das mais tradicionais cervejarias alemãs de Munique, vem ganhando o coração dos brasileiros desde que desembarcou no país em 2021.
 
No ano seguinte, com o retorno dos grandes eventos presenciais, a marca da Ambev mostrou que representa a conexão entre Brasil e Alemanha na última edição da Oktoberfest Blumenau.
 
Na segunda-feira, 8, a Spaten anuncia sua presença na segunda maior Oktoberfest do mundo nas próximas seis edições, reforçando o compromisso de valorizar a cultura cervejeira germânica, tão prezada por blumenauenses e visitantes.
 
Em 2022, a tradicional sangria do primeiro barril de cerveja na cerimônia de abertura da festividade em Blumenau foi feita pela primeira vez com Spaten, assim como é realizada todos os anos na Oktoberfest de Munique, desde a primeira edição em 1810.
 
A cerveja que criou o estilo Munich Helles demonstrou essa ligação especial entre as duas maiores celebrações cervejeiras do mundo.
 
“Estamos ansiosos para repetir esse ritual, que para mim foi uma grande honra na edição passada. É com muito orgulho que continuaremos a fortalecer o vínculo cervejeiro entre Brasil e Alemanha, com o estilo Spaten de ser forte, comenta Joice Carvalho, head de marketing da marca. Spaten traz a força do malte em uma opção capaz de agradar a todos os paladares.
 
A cerveja criou seu próprio estilo, o Munich Helles, que possui um intenso sabor de malte e corpo agradável.
 
Com recorde histórico de público, a Oktoberfest de 2022 recebeu mais de 630 mil pessoas, a terceira maior edição em duas décadas, em um cenário que uniu a tradição com tecnologias encontradas nos maiores eventos do país, levando não apenas um chope fresco e de qualidade ao apaixonado pela celebração, mas uma excelente estrutura para curtir a festa.
 
Além de surpreender o público com sua chegada, Spaten inovou criando um camarote com muitas novidades.
 
O Camarote Spaten trouxe, pela primeira vez ao ambiente exclusivo da cerveja oficial, sete grandes shows nacionais, open bar e open food de comidas típicas e atrações surpresa, como o pocket-show da banda alemã Voxxclub.
 
Com a melhor vista da festa, o espaço premium atraiu grande público, celebridades e influenciadores nos finais de semana e véspera do feriado de 12 de outubro.
 
“A Ambev aceitou o desafio de retomar conosco a Oktoberfest no seu período mais desafiador, que foi o retorno após a pandemia em 2022 e juntos fizemos uma edição histórica da festa. Que sejam oficialmente muito bem-vindos à maior festa alemã das Américas pelos próximos seis anos”, comenta o Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
 
A 38ª edição do evento terá 19 dias, de 4 a 22 de outubro, na Vila Germânica. Os ingressos já estão disponíveis no site: https://oktoberfestblumenau.com.br/ingressos/.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página