Blog Top Society - Karla Cruz

Enchentes históricas em Blumenau são tema de exposição fotográfica no Norte Shopping

20/07/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12405_post_9661.jpg
No mês de julho, uma das maiores tragédias da história de Blumenau completa 40 anos. A enchente de 83, como é conhecida, resultou em mortes e milhares de desabrigados.
 
Outra catástrofe que atingiu Blumenau e o Vale do Itajaí, completa 15 anos em novembro. A enchente de 2008 provocou inundações e deslizamentos de terra que deixaram vários bairros e comunidades ilhadas, sem energia elétrica e água potável.
 
E para recordar as datas marcantes na história da cidade, apresentar as dificuldades vividas na época e trazer à tona os aprendizados e reflexões acerca das cheias, o Norte Shopping recebe, a partir desta quinta-feira, 20, a exposição 'A força da superação', com registros fotográficos da época das enchentes, organizada pela Defesa Civil de Blumenau.
 
img/topsocie_blog/12405_post_4830.jpg
img/topsocie_blog/12405_post_7445.jpg
img/topsocie_blog/12405_post_3265.jpg
A exposição segue até segunda-feira, 24, em frente à Renner, durante o horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h.
 
Julho Laranja
 
A exposição faz parte das ações do movimento Julho Laranja, mês de prevenção a desastres, organizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Defesa do Cidadão.
 
Além da exposição com imagens das enchentes marcantes da história da cidade, a Defesa Civil também realizou o tradicional simulado de evacuação dos educandários do município e visita técnica da equipe para averiguar as barragens nas cidades de Taió e Ituporanga.
 
Outras ações ainda ocorrem durante o mês de julho, como treinamento a servidores, capacitação, trilha guiada ao Parque das Nascentes, além da campanha de doação de sangue, que perdurará durante todo o mês.
 
Exposição fotográfica de enchentes históricas de Blumenau 
Quando: 20 a 24 de julho 
Onde:  Norte Shopping, em frente à Renner 
Quanto: Exposição gratuita 


Compartilhe nas redes sociais:

INAUGURAÇÃO SPA B.WELL

20/07/2023    Karla Cruz

img/topsocie_blog/12404_post_11529.jpg
A Rede de Spas B.Well acaba de inaugurar sua 12ª unidade, e desta vez no coração da cidade de Curitiba, junto ao tradicional e premiado Hotel San Juan Royal reconhecido internacionalmente por sua qualidade e hospitalidade.
Na foto a CEO da rede B.Well Bernadete Maria, Anelisa Sossella Diretora do San Juan Royal e, Jaqueline Falcão Gerente do Hotel.
img/topsocie_blog/12404_post_8393.jpg
A inauguração contou com a presença da imprensa, influencers e convidados VIP’s, que puderam prestigiar o mais novo lançamento comandado pela renomada empresária Bernadete Maria.
img/topsocie_blog/12404_post_5668.jpg
O novo espaço oferece mais de 20 terapias associadas a sauna seca, sala úmida e hidromassagem, contando com uma equipe especializada em saúde preventiva. Profissionais capacitados e preocupados em levar qualidade de vida e bem-estar para os hóspedes do San Juan Royal, moradores das imediações além de turistas que visitam a capital paranaense.
img/topsocie_blog/12404_post_530.jpg
img/topsocie_blog/12404_post_14867.jpg
img/topsocie_blog/12404_post_9276.jpg
img/topsocie_blog/12404_post_5411.jpg
img/topsocie_blog/12404_post_2078.jpg
img/topsocie_blog/12404_post_13948.jpg
 


Compartilhe nas redes sociais:

OFTALMOLOGISTA ORIENTA SOBRE OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS OLHOS

20/07/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12403_post_14223.jpg
O uso de óculos de grau e de sol adequados é de extrema importância para a saúde visual e para a proteção dos olhos. Sem os óculos corretos, as atividades diárias, como ler, dirigir e trabalhar em frente ao computador, podem se tornar desafiadoras e até mesmo prejudiciais.
 
Os óculos de grau corrigem problemas de visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, permitindo que as pessoas enxerguem com mais nitidez e conforto. Já o uso de óculos de sol adequados é essencial para proteger os olhos dos raios ultravioletas (UV) emitidos pelo sol. A exposição prolongada aos raios UV pode causar danos oculares, como queimaduras na córnea, catarata, degeneração macular e até mesmo câncer de pele ao redor dos olhos.
 
Segundo o médico oftalmologista Paulo Cesar Ferreira de Campos, membro da Associação Brusquense de Medicina - ABM, outro cuidado que se deve tomar com os olhos é com o uso de lentes de contato. Conforme o profissional, elas são recomendadas para pessoas com problemas de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, mas é importante realizar uma consulta para saber se o paciente pode usar lentes e quais seriam as específicas, além dos cuidados com o manuseio.
 
"Ao lavar os olhos quando estiver usando lentes, é recomendado seguir alguns cuidados básicos, como lavar as mãos com sabão neutro antes de tocar nos olhos ou nas lentes de contato; usar soluções de limpeza recomendadas pelo seu oftalmologista para limpar as lentes e evitar o uso de água da torneira ou saliva para limpá-las, pois isso pode causar infecções. Ao retirar as lentes, siga as instruções do fabricante e utilize uma solução apropriada para armazená-las. Evite dormir com as lentes e mantenha o estojo delas limpo, substituindo o mesmo regularmente", orienta o oftalmologista.
 
O QUE PODE PREJUDICAR OS OLHOS
 
O oftalmologista Paulo Cesar Ferreira de Campos, alerta para outras situações que podem causar problemas na visão, como o uso inadequado de colírios, telas e cílios postiços.
No caso dos colírios, o médico alerta para a necessidade de uso com indicação médica, pois pode ocorrer irritação e vermelhidão, piorando os sintomas ao invés de aliviá-los; alergias e reações adversas, já que alguns colírios podem conter certos componentes que resultarão em coceira, inchaço, lacrimejamento excessivo e desconforto ocular; infecções oculares, que ocorrem quando os colírios contaminados ou utilizados sem necessidade e introduzem bactérias ou fungos nos olhos;  dependência e efeito rebote, quando os colírios contêm substâncias vasoconstritoras que reduzem temporariamente a vermelhidão ocular, mas o uso frequente e prolongado pode fazer com que os olhos fiquem ainda mais vermelhos quando o efeito do colírio passa; e também, claro, os danos à córnea, que é a parte transparente da frente do olho. Isso pode ocorrer devido à toxicidade de certos ingredientes presentes nos colírios ou ao mau uso dos mesmos.
 
O médico Paulo César, ressalta ainda a importância dos cuidados com o uso de cílios postiços, que não prejudicam a visão, desde que sejam aplicados corretamente e não causem desconforto ou irritação.
 
"No entanto, é importante ter cuidado ao utilizar produtos como cola para cílios, pois alguns indivíduos podem ser sensíveis a essas substâncias. Se a cola entrar em contato com os olhos ou causar irritação, pode ocorrer vermelhidão, inchaço ou até mesmo uma reação alérgica. Nessas situações, é recomendável remover imediatamente os cílios postiços e lavar os olhos com água limpa. Se os sintomas persistirem ou piorarem, é aconselhável procurar um oftalmologista para avaliação e tratamento adequados", ressalta o especialista.
 
USO DE TELAS
 
De acordo com o médico, este é um tema que merece muita atenção e cuidados especiais, pois vários problemas de visão nos dias atuais - cada vez mais precoces-, estão associados ao uso de telas. Conforme explica o oftalmologista, entre os principais problemas causados pelo uso excessivo de telas estão a fadiga ocular; síndrome do olho seco; visão embaçada; Síndrome visual do computador e degeneração macular que, embora não haja evidências conclusivas, alguns estudos sugerem que a exposição prolongada a telas digitais pode estar associada a um maior risco de desenvolvimento deste tipo de doença, que está relacionada à idade e é uma condição que afeta a parte central da retina e pode levar à perda de visão central.
 
"Para mitigar esses problemas, é recomendado fazer pausas regulares durante o uso de telas, ajustar o brilho e contraste para um nível confortável, manter a distância adequada entre os olhos e a tela, usar iluminação adequada, piscar regularmente para lubrificar os olhos e realizar exames oftalmológicos regulares", orienta.
 
CUIDADOS GERAIS IMPORTANTES
 
O médico ressalta que é fundamental que as pessoas consultem um oftalmologista regularmente, mesmo na ausência de sintomas visuais, pois check-ups da visão são importantes para detectar problemas oculares precocemente e prevenir complicações. Além disso, existem situações em que é necessário procurar um oftalmologista imediatamente, tais como: alterações repentinas na visão, que geram uma perda súbita de visão, visão embaçada, visão dupla ou manchas na visão; dor ou desconforto ocular persistente, que causem dor, ardência, coceira, vermelhidão ou sensação de corpo estranho nos olhos por um período prolongado; se a pessoa sofrer uma lesão nos olhos, como um objeto estranho nos olhos, uma queimadura química ou um golpe, é essencial buscar atendimento médico imediato; bem como histórico familiar de doenças oculares; condições médicas pré-existentes, como o diabetes e hipertensão; e idade avançada, pois à medida que envelhecemos, aumenta o risco de desenvolver doenças oculares como catarata, glaucoma e degeneração macular, por isso as consultas oftalmológicas regulares são especialmente importantes para pessoas acima de 40 anos.
 
"Essas são apenas diretrizes gerais, e cada pessoa pode ter necessidades individuais diferentes. É sempre melhor consultar um oftalmologista para obter orientações específicas com base na sua saúde ocular e histórico médico", orienta o profissional.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página