Na esteira do crescimento do
mercado de iluminação no Brasil, que deve ter um incremento de mais de 50% até 2025, a Blumenau Iluminação, um dos maiores players do setor de iluminação nacional, celebra
seus 45 anos, apresentando um reposicionamento de marca, com definição de novas
práticas, inovando na identidade visual e nos materiais de comunicação, além de
um investimento de R$ 12,6 milhões na aquisição de um novo centro de
distribuição.
“Nosso reposicionamento tem
grandes pretensões. Além de direcionar as decisões estratégicas da empresa para
os próximos anos e aumentar a conexão com os nossos colaboradores e clientes,
nós planejamos reforçar nossa posição de referência em iluminação no Brasil”,
anuncia o presidente da empresa, Renato Medeiros.
Com o novo centro de
distribuição, arrematado em um leilão neste mês de agosto, a Blumenau
Iluminação ganha mais 11 mil metros quadrados de área construída. De acordo com
Renato Medeiros, o espaço receberá investimentos de pelo menos R$ 5 milhões em
reformas e adaptações necessárias. A previsão é de que a nova estrutura esteja
pronta em até sete meses.
Mercado
A Blumenau Iluminação atua em
todo o Brasil e em mais de 10 países da América Latina. De acordo com a
diretoria da empresa, nos últimos cinco anos, a empresa registrou um
crescimento de 130% no faturamento e cerca de 70% de incremento no quadro de
funcionários, totalizando mais de 250 colaboradores diretos e cerca de 130
representantes espalhados pelo Brasil.
Pesquisas mostram que o
crescimento do mercado de iluminação no país foi alavancado pela pandemia de
Covid-19 e pelo trabalho em home office, que estimulou as pessoas a investirem
em reformas residenciais, com foco em itens de decoração, segmento que aumentou
57% nos últimos três anos.
Se tem luz, tem gente!
Com mais de 10 mil pontos de vendas ativos em cerca de 10 países e mais
de 1.500 produtos em seu portfólio, a Blumenau Iluminação começou seu
reposicionamento de marca no início de 2022. A supervisora de
marketing da Blumenau Iluminação, Mayara
Silva, que liderou o desenvolvimento desse novo projeto, conta que o
período foi de muito estudo e grandes desafios.
“Entendemos que tudo o que
acontece na Blumenau Iluminação gira em torno da luz e das pessoas. Por isso,
chegamos ao manifesto da marca: Antes de qualquer luz se acender, muita
gente já colocou as mãos, a cabeça e o coração para que uma boa iluminação
fosse possível para milhões de pessoas.”
Mayara conta que os insights
sugeriram a construção de um posicionamento grandioso, que ultrapassasse as
barreiras de Blumenau - cidade sede da empresa - e do Brasil.
“Estávamos atrás de uma
mensagem que tivesse a capacidade de projetar a Blumenau Iluminação no cenário
nacional como uma marca sólida e inquestionavelmente interessada em se
relacionar com a população. Foi assim que surgiu o posicionamento: “Se
tem luz, tem gente”. Uma frase curta e potente, porém, de fácil
entendimento e presente no imaginário de qualquer pessoa. Quem nunca olhou para
uma luz acesa do outro lado da rua e pensou: “tem alguém em casa”. Essa e
outras situações cotidianas tornam essa mensagem altamente familiar, próxima e
amigável. É simples: onde tem luz, tem alguém por perto”.
Trata-se de uma grande mudança
simbólica e cultural para a empresa. “A escolha em preservar alguns elementos
marcantes da antiga identidade, como a tipografia em caixa alta bem como a
predominância da cor azul, foram mantidas de forma intencional para reforçar a
proximidade e as percepções já construídas ao longo desses 45 anos de empresa”,
explica Mayara.
Proximidade e relacionamento
com o público
O diretor Comercial e de
Operações da Blumenau Iluminação, Renan Pamplona Medeiros, conta
que através desse novo posicionamento, o propósito da Blumenau Iluminação foi
reescrito com o intuito de enfrentar um desafio do segmento de iluminação que é
a construção de proximidade e de relacionamento.
“Queremos estar ao lado das
pessoas, como a primeira opção quando se pensa em iluminação. Somos uma empresa
com a qual os consumidores e lojas podem contar. Queremos reunir as pessoas ao
redor da luz”.
O novo posicionamento também
demonstra a visão futura da Blumenau Iluminação, que é democratizar o acesso à
boa iluminação. Por isso, o mix de produtos passa a ser pensado para quem busca
conveniência, autonomia e familiaridade. Nesse sentido, destaca-se uma grande
vantagem: maior alinhamento e sincronia estratégica entre os departamentos
comercial, marketing e de desenvolvimento de produto”, relata Renan.
>> Confira a nova
identidade visual aqui.
História de 45 anos celebrada
Para celebrar os 45 anos, a
Blumenau Iluminação também organizou uma semana de comemorações junto aos seus
colaboradores. “Celebramos ao lado do nosso time, sem ele não estaríamos aqui.
Eles pertencem a essa história de sucesso, por isso nossas comemorações
começaram voltadas à nossa cultura interna”, conta Renato Medeiros.
Lorena Pamplona Medeiros, filha de Orlando Zeno
Pamplona, fundador da Blumenau Iluminação, está na empresa desde 1986. De uma
família de cinco irmãos, atualmente é a única que continua ativa no dia a dia
da empresa.
“Nesses 45 anos, a empresa se
estabeleceu como uma líder no mercado de iluminação, conquistando
reconhecimento tanto nacional quanto internacionalmente. Somos sinônimo de
inovação, qualidade e comprometimento com a satisfação dos clientes. Neste
momento tão especial, não estamos apenas celebrando conquistas passadas, mas
também olhando para o futuro com um novo olhar e uma nova abordagem. A empresa
está orgulhosamente revelando seu novo posicionamento de marca, marcando uma evolução
significativa em sua identidade”, conclui Lorena.
Renato Medeiros afirma que, com
45 anos de experiência e sucesso, a Blumenau Iluminação está pronta para
enfrentar os desafios e oportunidades que o futuro trará.
“O novo posicionamento é um
testemunho da capacidade que temos de evoluir e de nos adaptar. Tudo isso
mantendo nossos valores e qualidade. Estamos orgulhosos por essa jornada de
sucesso e por continuar iluminando os caminhos das pessoas. Se tem luz, tem
gente. E se tem gente, você tem com quem contar!”, ressalta o CEO.