Blog Top Society - Karla Cruz

Latarte recebe aporte e amplia 50% de seu atendimento à comunidade

26/10/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/13243_post_13604.jpg
O Grupo Socioeducacional e Cultural Latarte foi criado em 2006 com foco na prática socioeducativa por meio da arte e em formato de atendimento de contraturno, para crianças e adolescentes de 04 a 17 anos e acompanhamento das famílias. Localizada em Camboriú, a entidade atende crianças e adolescentes carentes e em vulnerabilidade social e mantém suas atividades por meio de convênios, parcerias e apadrinhamentos. A FG Empreendimentos é a nova apoiadora do Latarte, dentro de sua área de responsabilidade social, respondendo pela manutenção de 30 novos alunos na entidade, o que possibilitou a ampliação em 50% nos atendimentos. Atualmente, a Latarte conta ainda com uma lista de espera com mais de 200 crianças e adolescentes.
 
“O trabalho desenvolvido é transformador, pois não apenas possibilita uma oportunidade para essas crianças e jovens, que não têm com quem ficar fora do período escolar, como para muitos é a única possibilidade de uma alimentação e de um cuidado. Se não estivessem ali, estariam nas ruas ou sozinhos em casa”, explica a gerente de DHO da FG, Giselle de Souza Hornburg. E ela completa: “o trabalho vai muito além do atendimento de contraturno, musicalidade e psicopedagógico, pois contempla um olhar para as famílias, um trabalho que ultrapassa as barreiras físicas da instituição”.
 
Além do apadrinhamento, a construtora também contribuiu com a doações de materiais escolares para as atividades diárias. Marco Antonio de Gois Almeida, 18 anos, é colaborador da construtora e foi aluno da Latarte. “É gratificante estar inserido em uma empresa que desenvolve trabalhos com a comunidade, ainda mais podendo retribuir para um local que foi um divisor de águas na minha formação como ser humano. Quando criança eu tinha uma visão que ia para o projeto para comer e para brincar, mas hoje consigo perceber que foi um caminho para formação do meu caráter e para que eu não acabasse como muitos amigos, sem rumo”, explica. Marco Antonio, ele ficou 7 anos no projeto, depois disso iniciou na FG como aprendiz e ao completar 18 anos, em maio deste ano, foi efetivado. Hoje atua no departamento de logística e almoxarifado. “Com esse novo aporte, 30 novas famílias terão uma oportunidade de traçar um caminho digno, assim como eu pude”, completa.
 
Apadrinhamento
Para a manutenção de uma criança no projeto, qualquer pessoa pode integrar o projeto de apadrinhamento ao custo por mês de R$365. Os interessados em apoiarem devem procurar a entidade, na Rua Monte Serra Negra, 300 - Monte Alegre, em Camboriú. Informações pelo Telefone|WhatsApp (47) 3268-0165.
 
“Investir na construção do futuro de uma criança é muito mais viável e transformador do que os custos futuros com medidas socioeducativas. E mais, além de estarmos cumprindo com nossa função frente a sociedade, também estamos contribuindo com o futuro de nossa região, não apenas com a geração de emprego, renda, transformação do skyline, mas principalmente com a possibilidade da vida digna”, finaliza a diretora administrativa da FG, Dayana Feitosa.

Compartilhe nas redes sociais:

Gerenciamento de obras: a tecnologia como aliada na aquisição dos selos e certificações de qualidade

26/10/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/13242_post_10628.jpg
O setor de construção civil vem crescendo no Brasil nos últimos anos. De acordo com dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, desde 2021 o segmento está apresentando crescimento, com uma expansão de 17,7% até o final de 2022. Já as projeções atuais apontam para um crescimento de 1,5% em 2023. Com um mercado cada vez mais acirrado, inovação, sustentabilidade e agilidade nos processos são caminhos para as construtoras se destacarem.

Para garantir que todos os processos de uma obra sejam cumpridos de forma correta e eficiente, respeitando normas instituídas por órgãos competentes, as empresas vêm apostando cada vez mais no controle de qualidade integrado à tecnologia, com o auxílio de softwares específicos para esse segmento. Atualmente, existem plataformas digitais que coletam, registram e disponibilizam informações em tempo real da obra, o que facilita o controle da qualidade da operação.  

Softwares aliados à qualidade da obra 

A tecnologia é uma grande aliada da construção civil e vem ganhando um espaço mais estratégico na gestão de obras, garantindo entregas com mais qualidade e eficiência. Com a adoção de softwares, o controle das operações se torna mais eficiente, reduzindo desperdícios e gastos e garantindo a qualidade necessária da obra. 

“O Módulo de Qualidade do Mobuss, por exemplo, possui a função de inspecionar materiais, serviços e equipamentos utilizados, além de atuar no controle de processos, gerar relatórios detalhados de não conformidades e realizar auditorias”, destaca Sílvio José Etges, gerente de produto do Mobuss Construção

“No sistema, existem recursos voltados para várias etapas da construção, mas o Qualidade é o nosso módulo mais utilizado, pois apoia na obtenção de certificações e atendimento às normas regulamentadoras. Através do módulo de Qualidade já foram aplicadas mais de 4 milhões de inspeções e auditorias dos nossos clientes, feitas a partir de formulários configuráveis dentro do Mobuss Construção.” 

“A tecnologia auxilia para que os processos da obra sejam encaminhados de forma correta, fazendo com que a obtenção de certificações para a obra seja facilitada. Nossa plataforma se encaixa perfeitamente nesta demanda, permitindo a rastreabilidade da documentação produzida, o treinamento dos colaboradores, a aplicação de inspeções, o controle de itens não conformes e ampla análise das informações, seja através de indicadores pré-definidos, exportação dos dados para Excel ou ainda integrações com os principais BIs de mercado”, completa. 

Etges destaca que o Mobuss Construção é uma solução que gerencia obras de forma colaborativa e facilita a comunicação dos envolvidos durante o processo da construção, como uma forma de reduzir erros e retrabalhos. “Com base em dados extraídos dos nossos clientes, o Mobuss reduz em média 60% os retrabalhos de serviços, contribuindo diretamente para a aplicação da melhoria contínua e assim reduzindo significativamente as não-conformidades em canteiros”. 

Como conseguir as certificações de qualidade

Existem diferentes tipos de certificações necessárias para uma obra ser liberada através de software de gestão de qualidade. “O primeiro passo é definir qual certificação se encaixa melhor no segmento da construtora e também tipo da obra. A escolha deve estar alinhada com os objetivos estratégicos e as necessidades da empresa, garantindo que o selo escolhido traga valor e conformidade aos processos”, reforça Etges. 

Alguns dos principais selos que podem ser obtidos estão divididos em duas áreas: a de gestão de qualidade e a de gestão ambiental. Na primeira área, um selo importante é o PBQP-h, o Programa Brasileiro de Qualidade do Habitat Governamental. Outra certificação relevante é a ISO 9001, que apesar de ser mais ampla, tem como foco a gestão de qualidade. Já na parte de gestão ambiental, existe a ISO 14001, certificação ambiental e de qualidade. Outros dois selos importantes e de peso internacional são o LEED (Leadershp in Energy and Environmental Design) e o AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental - Haute Qualité Environnementale). 

Etges destaca que apesar de cada selo ter suas especificações, as empresas precisam manter alguns hábitos e características essenciais para obter qualquer tipo de certificação. “O mapeamento dos processos internos, a implementação de melhorias nos processo e procedimentos, a preparação da documentação necessária, a manutenção e aprimoramento contínuo do sistema de gestão da qualidade para atender às normas e requisitos da certificação de forma constante, precisam fazer parte da rotina da construtora”, conclui. 

Empresa adquire certificações com o auxílio de softwares 

Ter uma comunicação efetiva entre colaboradores do canteiro de obras com o escritório é um desafio na rotina das construtoras. Nesse processo podem ocorrer gargalos e compartilhamento de informações obsoletas. Esse foi um dos motivos que levou a TAO Engenharia a adotar o Mobuss Construção.

Fernanda Cenedese, analista de processos e qualidade da TAO Engenharia, informou que antes de implantar um software de gestão de obras, usavam todos os registros manuais, o que resultava em perdas e extravios de materiais no meio de tantos documentos de arquivo físico. “Com o software, ficou muito mais fácil a organização de informações, e conseguimos padronizar a nossa comunicação”. 

Fernanda relata que o investimento feito no sistema representa menos de 1% do custo total da obra. Com auxílio do Mobuss Construção, a TAO ganhou outro benefício, a mobilidade. A partir do uso de tablets no canteiro, a empresa otimizou o processo de auditorias e conseguiu fazer a certificação da ISO 9001 e do SiAC PBQP-h. “No início tivemos um pouco de resistência com o uso dos tablets, mas foi questão de adaptação e treinamento”,  afirma Fernanda.

Compartilhe nas redes sociais:

Domingo tem programação de Halloween no Centro de Florianópolis

26/10/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/13241_post_8939.png
O Halloween, ou Dia das Bruxas, se tornou uma das datas mais esperadas pelos pequenos. E a tarde do próximo domingo, 29 de outubro, será dia de “Gostosuras e Travessuras” no Centro de Florianópolis. Isso porque o Top Market que fica nos altos da Filipe Schmidt, onde funcionava a antiga Fábrica de Bordados e Rendas Hoepcke, junto com o Passeio Kids vão promover a 1ª edição do Halloween. A programação terá início às 12h quando os restaurantes terão nos seus menus do dia pratos temáticos. Depois as atividades seguem por toda a tarde, com oficinas infantis e concurso de cabelo maluco. A entrada no local e participação das crianças é gratuita.
 
Confira abaixo a programação completa:
12h - Almoço Temático – os restaurantes do food hall estarão com pratos temáticas de Halloween
13h30 - Oficina Abóbora – onde as crianças vão aprender a customizar suas próprias abóboras
14h30 - Oficina Corpo Humano – participantes farão desenhos do corpo humano em tamanho real
15h - Oficina Pintura e Cabelo Maluco
16h - Concurso do Cabelo Maluco
 
Halloween
Halloween ou o Dia das Bruxas, é uma data muito celebrada nos Estados Unidos, e nos últimos anos vem crescendo bastante no Brasil também. Mas engana-se quem pensa que a data surgiu no país norte-americano. A celebração popular comemorada no dia 31 de outubro teve origem na tradição dos Celtas – que viviam há mais de 2000 anos onde atualmente é Irlanda, França e Reino Unido, e não tinha nada a ver com bruxas. O Festival Samhain comemorava o fim do verão e a véspera do ano novo Celta, que marcava também o fim das colheitas e o início do inverno – um período que era visto com receio pela escassez de alimentos.
 
Os Celtas acreditavam que nesta época o limite entre os mundos dos vivos e dos mortos ficava mais estreito, e na noite do Festival os fantasmas dos mortos podiam visitar o mundo dos vivos. Faziam fogueiras e as pessoas usavam fantasias, geralmente feitas com peles e cabeças de animais. Quando o festival terminava, o povo pegava as lenhas e madeiras da fogueira, levava para suas casas e acendia as lareiras com elas, em um ritual de proteção contra o inverno.
 
As celebrações de Halloween chegaram aos Estados Unidos em New England, Maryland e em outras colônias europeias no sul do país. A versão do Halloween norte-americana era uma mistura dos costumes europeus e de tradições do povo local. No Brasil a festa começou a ganhar destaque nos últimos anos, trazida pelas escolas de idiomas que ensinam às crianças as tradições dos países de língua inglesa. Por aqui as comemorações ainda são tímidas, mas ganham força a cada ano, sendo vista também como uma oportunidade para o comércio. Em 2003, numa tentativa de “abrasileirar” o Dia das Bruxas, o governo decretou que 31 de outubro é Dia do Saci. Figura popular do nosso folclore, o Saci é um menino travesso – o que tem tudo a ver com as travessuras do Halloween.
 
Nos dias de hoje, as crianças se fantasiam de fantasmas, bruxas e monstros e batem de porta em porta para pedir doces – uma experiência que pode ser muito divertida!
 
Símbolos e curiosidades:
  • A lanterna de abóbora surgiu em um conto Celta sobre um rapaz proibido de entrar no céu e no inferno e que vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso.
  • As cores laranja e preto simbolizam o outono / inverno, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros.
  • Máscaras e fantasias: os celtas acreditavam que no dia do Samhaim, esses adereços ajudavam a enganar os espíritos, que não reconheciam os humanos e continuavam vagando pelo mundo sem incomodar.
  • Esqueletos e fantasmas: para os Celtas, os mortos assumiam, entre outras formas, a de esqueletos e fantasmas.
  • Morcegos: as fogueiras dos festivais de Samhaim atraiam morcegos.
  • Gostosuras e travessuras: do inglês trick or treat, teve origem na Grã-Bretanha, mas foi popularizado nos Estados Unidos nos anos 50.
 
TOP MARKET
Localizado nos altos da Felipe Schmidt, centro da cidade, e tombado como patrimônio histórico de Florianópolis, o conjunto arquitetônico de mais de 4 mil metros quadrados, que abrigou por décadas a Fábrica de Bordados e Rendas Hoepcke, foi inaugurado em novembro de 2022, desta vez, como um grande complexo gastronômico e de entretenimento, com bares, restaurantes, supermercado e espaço para eventos.
 
O Top Market, como foi batizado, é agora um street mall, espaço contemporâneo que carrega consigo quase 120 anos de história. São mais de 21 operações entre cafés, restaurantes, sports bar, wine bar, supermercado e um espaço kids com brinquedos e monitores para atender crianças enquanto os pais aproveitam.
 
O empreendimento possui ainda duas torres de moradia com design moderno, mas que não deixam de lado a essência e a simplicidade da sua história. Na esquina onde cruzam duas ruas tão emblemáticas para a cidade (Felipe Schmidt e Hoepcke), o passado se encontra com o futuro ao trazer esse novo conceito de viver, reunido em um só lugar, preservando a importância histórica do local, ressignificando memórias e explorando a originalidade contemporânea dos dias atuais.
 
Halloween Top Market
Datas: dia 29 de outubro - domingo
Horário: 12h
Endereço: R. Hoepcke, 168 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-130
Quanto: Entrada e participação gratuita

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página