Blog Top Society - Karla Cruz

Otite no verão: 5 dicas para curtir a época do ano mais quente sem complicação

02/02/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4944_post_9190.jpg
No verão, começam as preocupações com o ouvido. Aquela sensação de entupimento volta a incomodar, que pode vir acompanhada de dor constante. Tudo isso porque a chegada dessa estação do ano traz consigo as otites externas – uma inflamação, geralmente bacteriana, da pele do canal auditivo externo – que aumentam significativamente nesse período do ano pelo contato com a água, seja ela de mar, piscina ou de rio.
 
De acordo com o Dr. Luiz Patrial Netto, otorrinolaringologista do Hospital IPO, algumas atitudes simples, se aplicadas no dia a dia, podem prevenir as otites e consequências irreversíveis no futuro. Veja abaixo 5 dicas para curtir o verão sem se preocupar com problemas no ouvido:
 
Limpe corretamente os ouvidos
 
Para prevenir infecções, a limpeza adequada deve ser feita com um pano ou uma toalha úmida somente até onde o dedo alcança. “O uso de hastes flexíveis dentro do ouvido traumatiza a pele do conduto auditivo e aumenta a incidência de infecção”, completa o especialista.
 
Não frequente águas impróprias para banho
 
As chances de contato com águas contaminadas aumentam no verão, assim como os casos de otites. As bactérias alojadas em ambientes poluídos podem causar as temidas infecções. Então, evitar águas impróprias para banho, seja água do mar, rio ou piscina, é fundamental para prevenir doenças no aparelho auditivo.
 
Quem tem infecção recorrente, evite o contato de água no ouvido
 
Pessoas que já têm infecção recorrente ou uma inflamação de ouvido de repetição não devem molhar o ouvido. Em mergulhos, piscinas ou qualquer situação em que a água entre em contato com os ouvidos, é essencial a utilização de protetores auriculares apropriados. “Existem modelos de silicone ou o próprio paciente pode fazer uma bolinha de algodão com algum óleo, para evitar que a água entre dentro do ouvido”, indica o dr. Netto.
 
Fique atento aos sintomas
 
“Geralmente, o principal sintoma relacionado à otite externa é a dor, que pode começar leve e tende a ter uma piora progressiva até ficar com uma dor que o paciente não consegue encostar a mão no local”, explica o otorrinolaringologista. Porém, sensação de entupimento, zumbido e presença de secreção no ouvido também podem ser sinais de infecção. Com a presença de sintomas como esses, é recomendável evitar o contato da água com a região, tomando cuidados específicos em piscinas, mares e até mesmo na hora do banho.
 
Procure um especialista 
 
Se não for tratada, a otite pode causar infecções graves e também acarretar na perda irreversível da audição. Por isso, é essencial procurar um especialista para definir o melhor tratamento para cada caso. “O tratamento consiste em analgésicos, anti-inflamatórios orais e antibiótico tópico através das gotas otológicas”. Nos casos em que a infecção é mais grave, é necessário fazer o uso de antibiótico oral também”, explica o especialista. “No entanto, é importante que, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, o paciente procure um otorrinolaringologista”.

Compartilhe nas redes sociais:

Hospital IPO promove live sobre sangramentos nasais em pacientes cardiológicos

02/02/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4943_post_12911.png
O Hospital IPO promove a Live IPOConecta nesta quarta-feira (3), às 11h30, com o Grupo IPO Sinus. O tema será as causas cardiológicas que provocam sangramentos nasais, como o uso de anticoagulantes.
 
“A maioria dos pacientes cardiológicos fazem uso de anticoagulantes. E, quando se faz uso dessa medicação, é normal que hajam sangramentos nasais, decorrentes da anticoagulação excessiva”, afirma o otorrinolaringologista do Hospital IPO, Dr. Roberto Hyczy Ribeiro Filho.
 
A live passará orientações e tratamento aos pacientes que sofrem com o sangramento. E, para comentar sobre o assunto, o Dr. Roberto e o também o otorrinolaringologista do IPO, Dr. Marco Cesar Jorge dos Santos, convidaram a cardiologista Dra. Sarah Fagundes Grobe.
 
Os pacientes interessados podem assistir a live pelo instagram do IPO, @ipo_hospital. E, como a programação também contará com perguntas externas, os pacientes podem enviar suas perguntas por meio de um comentário na postagem oficial da live na rede social do hospital. 

Compartilhe nas redes sociais:

Hospital blumenauense recebe novos refrigeradores que podem armazenar qualquer tipo de vacina

02/02/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4942_post_11312.jpg
O Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória de Blumenau (SC), está ampliando a área destinada à vacinação dos pacientes. A instituição aumentou o número de salas de imunização, com mais seis ambientes exclusivos, em local isolado e separado do Pronto Atendimento para maior segurança de quem busca se vacinar, conforme destaca o médico pneumologista e diretor técnico da unidade, Dr. Mauro Sérgio Kreibich.
 
O Hospital Dia do Pulmão também iniciou mudanças na câmara fria para conservação de vacinas. “Estamos adequando as câmaras frias para temperaturas que possam armazenar qualquer tipo de vacina, de 8ºC a -78ºC. Também já recebemos um dos refrigeradores, que chega a -20ºC e que pode armazenar também qualquer tipo de imunizante, inclusive o da Covid-19. O armazenamento na temperatura adequada da vacina é fundamental para manter a eficácia e efetividade da mesma", diz.
 
O médico ressalta que todas as salas de vacinas estão organizadas de acordo com as normas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. "Garantindo a aplicação dos imunizantes conforme os padrões de conservação, armazenagem que inclui  gerador de energia  além de equipe  qualificada para o  manuseio correto”, explica Dr. Kreibich.
 
Vacinação contra a Covid-19
 
Com relação à vacina contra a Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão tem acompanhado atentamente o desenvolvimento mundial das vacinas contra o Coronavírus e a liberações pelos órgãos regulamentadores. “Neste momento, infelizmente, não há nenhuma previsão destas vacinas para clínicas privadas, apenas houve a liberação governamental de uso emergencial. Portanto, em respeito aos nossos pacientes, não estamos fazendo ‘lista de espera’ pois o produto não tem prazo para ser disponibilizado na rede privada, tampouco condicionaremos o atendimento a esta inclusão”, afirma o pneumologista.
 
Mesmo sem previsão, toda a estrutura da sala de vacinas do Hospital Dia do Pulmão está sendo organizada e a rede de frios adequada, para receber todas as possibilidades de vacinas disponíveis.
 
“Quando as doses estiverem disponíveis, seguiremos as normas e orientações das autoridades sanitárias para divulgação e disponibilização da vacina. E claro, com toda a segurança e qualidade praticada pelo Hospital Dia do Pulmão”, conclui Dr. Mauro Sérgio Kreibich.
 
Sobre o Hospital Dia do Pulmão
 
O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
 
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em  regime de  Hospital Dia nas dependências do HDP.
 
Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.
 
No início de  2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos os pacientes adultos e pediátricos.
 
Outro diferencial da área de imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente nesta atividade.
 
Recentemente a ativação da consultoria de Vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinações, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 38 anos.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página