Blog Top Society - Karla Cruz

Chef Zé Abranches comanda a cozinha do Restaurante Drummond

24/05/2021    Maristela Brites



 
img/topsocie_blog/5754_post_12462.jpg


Ele aposta na brasilidade para compor o novo cardápio

 

Com passagem pela cozinha da renomada Chef Manu Buffara, cujo restaurante foi o primeiro no sul do país a entrar para a lista dos 50 melhores da América Latina, o mineiro José Carlos Abranches Freitas, mais conhecido como Zé Abranches traz para o Restaurante Drummond, na Praia Brava, em Itajaí todo o seu conhecimento para agregar ainda mais ao restaurante, já conhecido pela sua qualidade em gastronomia.

O Chef iniciou o curso de Gastronomia na Unisul Pedra Branca, em Palhoça, e depois transferiu para o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), em Florianópolis, e mesmo sem ter concluído o curso já atuava na área. Natural de Mariana (MG), trabalhou em vários hotéis e restaurantes, mas destaca seu aprendizado com a chef Manu como algo marcante na carreira, onde teve a oportunidade de trabalhar com chefs de renome mundial.

- Atuei com a Manu Buffara por dois momentos, primeiro como cozinheiro e logo após retornando para ser chefe de produção do restaurante. Uma excelente experiência.

Manu Buffara é reconhecida como uma das principais chefs do país, tendo trabalhado com renomados nomes do meio, como o dinamarquês René Redzepi e o americano Grant Achatz.

“Digo com muito orgulho que foi minha maior escola e inspiração”, pontua o chef.

 

A chegada ao Drummond

 

Zé Abranches diz que a chegada ao Restaurante Drummond, na Praia Brava, em Itajaí foi um presente de aniversário. “Eu estava acertando com duas casas em Joinville, onde iria assumir a cozinha e foi quando o Ricardo (proprietário do Drummond) me ligou. Após o primeiro contato por telefone veio a entrevista.

O encontro presencial, foi no dia do aniversário do Ricardo Oliveira D’Aquino, no qual rolou bastante empatia e muita conversa. O OK final aconteceu no dia seguinte, aniversário de Zé Abranches, quando o Chef recebeu a proposta e acertaram a vinda dele pra cá.

- Acredito que ambos ganhamos um belo presente.

Dias depois, Zé Abranches assumia a casa.

 

Um novo cardápio

 

Ainda em fase de criação do novo menu, o Chef já se orgulha do trabalho desenvolvido à frente da cozinha. Em dois anos no restaurante, muita coisa mudou.

“Quando cheguei a ideia era deixar uma boa marca, ajudar nos processos, criar um bom cardápio, treinar alguém depois de um tempo, e dar continuidade nos trabalhos de consultoria que estava fazendo, uma vez que nunca tive pretensão de morar aqui, mas as coisas fluíram tão bem, que além de Chef de cozinha, hoje sou parceiro do Ricardo no restaurante e dividimos as atividades por aqui”, acrescenta Zé.

Na chegada o Chef explica que achou o local uma bela casa e que a ideia era trazer sua identidade gastronômica para cá. “Temos uma bela casa, com um bom cardápio, e vamos imprimir nossa alma gastronômica para tornar o local ainda melhor”, explica.

A aposta foi num cardápio mais inteligente e funcional, com o uso de técnicas e processos que enriquecessem ainda mais a casa. “Mudamos praticamente todos os nomes do cardápio e nos preocupamos em nos ocupar da brasilidade. Como o restaurante leva o nome de um dos maiores autores da nossa literatura, há poesias espalhadas pelas paredes, banheiros e etc.., então, nada mais justo em procurar retratar esse conceito em nossos pratos”, afirma Zé Abranches.

Em fase de conclusão o novo menu será apresentado em breve e promete surpreender!


Fotos: Divulgação

Compartilhe nas redes sociais:

Moinho Cruzeiro está cerca de 50% demolido e trânsito sofre intervenções para garantir a segurança de motoristas e pedestres

24/05/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/5753_post_11959.jpg
A empresa responsável conta com a estimativa de que dentro de três meses a demolição esteja concluída e o terreno totalmente limpo. Enquanto houver obra, as pessoas precisam estar atentas às mudanças do trânsito no local
O trabalho de demolição do antigo Moinho Cruzeiro, executado pela empresa Escala Engenharia, foi intensificado durante este final de semana (22 e 23 de maio). Para garantir a segurança de motoristas e pedestres que passam pelo local, durante esta semana foi solicitada a intervenção do trânsito nas ruas paralelas, o que foi prontamente atendido pela Diretoria de Trânsito (Diretran).
img/topsocie_blog/5753_post_4352.jpg
O tráfego de veículo foi alterado na rua Serafim de Moura em direção à rua Fausto de Souza, na altura do antigo moinho. Assim, quem desejar subir para o Centro deve acessar pela avenida Belizário Ramos (Carahá) e entrar na rua Nossa Senhora dos Prazeres. Já quem está no Centro e precisa sair, deve descer a Rua Nereu Ramos até a Carahá. A Diretran está no local com os Agentes de Trânsito para um melhor controle e orientação aos motoristas.
A Defesa Civil também está acompanhando o trabalho para garantir que a demolição ocorra de forma segura para todos. De acordo com os engenheiros responsáveis pela execução, a parte dos prédios do antigo Moinho Cruzeiro já está cerca de 50% demolida e todas as coberturas já foram retiradas, assim como um dos barracões foi totalmente removido.
img/topsocie_blog/5753_post_10202.jpg
Ainda nesta semana serão desmanchadas algumas paredes, o que poderá exigir nova interdição do trânsito, que ocorrerá em etapas, conforme a movimentação mais intensa das equipes. “Nos dias que não houver perigo, o trânsito poderá ser liberado, e assim vamos prosseguir até o final da obra”, aponta o executivo de Trânsito, da Diretran, Newton Silveira Junior.
img/topsocie_blog/5753_post_861.jpg
A última etapa e mais difícil do processo de demolição, será a retirada dos quatro silos (grandes estruturas onde eram armazenados os grãos). A equipe conta com a estimativa de que dentro de aproximadamente três meses a obra esteja concluída e o terreno totalmente limpo.
A demolição do antigo moinho está sendo acompanhada de forma mais atenta pela comunidade, por se tratar de um prédio que fez parte da história de muitos lageanos, desde a infância.
O Moinho Cruzeiro Ltda é uma sociedade empresária fundada em 24 de outubro de 1946. Sua atividade principal sempre foi a moagem de trigo e fabricação de derivados. Foi construído por Aristides Araldi na década de 40, como o nome Moinho Ipiranga. Mais tarde foi vendido e passou a se chamar Cruzeiro.
 
Texto: Aline Tives
Fotos: Toninho Vieira

Compartilhe nas redes sociais:

jovens podem participar gratuitamente de um encontro sobre carreiras do futuro

24/05/2021    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/5752_post_6211.png
Coree School promove webinars para falar sobre carreiras do futuro.

Evento ocorre dia 29 de maio, a partir das 9h, e será aberto a todos os jovens.
 
O  universo das carreiras e profissões está em constante mudança, estimulado, principalmente, pelos acontecimentos das últimas décadas, pelas inovações tecnológicas e pela forma como são tratadas as informações. São várias projeções e hipóteses sobre o que esperar do futuro, quais serão as atividades promissoras e como iremos nos adaptar a tudo isso.
Mas, entre todas as teorias há um consenso: estar preparado fará toda a diferença.
img/topsocie_blog/5752_post_8991.png
Para debater sobre as habilidades necessárias para esse novo universo profissional, a Coree School realizará uma série de webinars no Sábado Pedagógico. O evento ocorrerá dia 29 de maio, a partir das 9 horas, e será aberto a jovens do ensino médio de todas as escolas, com transmissão ao vivo no site da Coree - coreeschool.org.br.
A programação inclui a participação de profissionais e ex-alunos que irão falar sobre a escolha de uma carreira, o que as universidades esperam dos alunos e o papel da escola na preparação dos jovens para esse novo mundo.
img/topsocie_blog/5752_post_10924.jpg
 
Confira a programação completa e conheça os participantes dos webinars do Sábado Pedagógico:

9h - Orientação Profissional e de Carreira, com a psicóloga Juliana Kunz Silveira.
O que os jovens precisam saber ao escolher uma carreira? A psicóloga Juliana Kunz Silveira abre o Sábado Pedagógico falando sobre a importância do autoconhecimento no momento de definir a atividade profissional. Ela também abordará a importância de estarmos abertos para conhecer diversas formas de trabalho e termos consciência de que uma carreira de sucesso só é construída com muito empenho e comprometimento.
 
Quem é Juliana Kunz Silveira
Psicóloga, pós-graduada em avaliação psicológica e mestre em patrimônio cultural e sociedade. Juliana é formada em orientação profissional e de carreira pelo Instituto do Ser. Coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching. É professora universitária de graduação e pós-graduação há 8 anos. Trabalha com aconselhamento de carreira e desenvolvimento humano desde 2012.
 
9h30 - Daqui Pra Fora, com Pedro E. Lunardelli.   
Pedro é Consultor Educacional e no evento vai falar sobre como cursar uma faculdade no exterior ou no Brasil, como é o processo seletivo, quais são os cursos disponíveis, como se preparar e como funcionam as bolsas de estudo.
 
Quem é Pedro E. Lunardelli
Com dupla graduação nos EUA (Administração e Finanças) e MBA na Itália, Pedro tem 5 anos de experiência no mercado financeiro, além de 10 anos como consultor educacional. Está envolvido na preparação de mais de 8 mil alunos/famílias.
 
10h - Live com ex-alunos.
Ex-alunos da Coree School vão contar sobre suas experiências estudantis e profissionais. Conheça:
Guilherme Allage é Assessor de Investimentos (Mercado Financeiro). Formado em Ciência Políticas, Economia Política e Relações Internacionais pela University of Washington.
 
Leonardo Feitosa Dantas, assistente de Pesquisa - Ciência Política. Se formou em 2020 em Ciências Políticas e Estudo de Desenvolvimento Internacional na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Na faculdade, Leonardo foi membro do time colegial de MUN, presidente da BRASA na UCLA, e aluno-embaixador do Brasil na universidade. Atualmente, Leonardo trabalha como assistente de pesquisa do Professor William Summerhill na sua investigação sobre a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro no século XIX e também como coautor de uma pesquisa sobre o viés midiático nos Estados Unidos no Laboratório de Violência Política com o Professor Andrew Shaver.
 
Lívia Feitosa Dantas é estudante de Direito no 3? período da PUC/PR; membro do grupo de pesquisa em Business and human Rights; coorganizadora do grupo de Lei Geral de Proteção de Dados; membro do grupo de competição da Clínica de Direitos Humanos da PUC/PR.
 
Luiza Moreira Heinzelmann, Ilustradora e Generalista 2D - Animação 2D.  Está concluindo graduação na UFSC.
 
Mateus Valcanaia, Fullstack Developer. Bacharel em Sistemas de Informação pela Unisociesc e formado no ensino médio com tripla diplomação: IB, Keystone e MEC. Trabalha há 4 anos na área de desenvolvimento de software na empresa Cingo, onde atualmente é o principal desenvolvedor de uma equipe com 5 integrantes em um projeto ágil de longa duração para uma empresa de grande porte nacional.
 
Rodolpho Correa Schwingel, acadêmico de medicina na UNIVILLE (está no último ano).
 
Silvia Aldemia Douat, estudante de Psicologia da PUCPR, em Curitiba. Silvia tem bacharelado em Psicologia no Programa de Mobilidade na Universidade do Porto, em Portugal, e cursou um semestre de Jornalismo Rutgers University, New Brunswick, NJ, EUA. Ela também é sócia-diretora da Guta Personalizados e assistente de marketing no Grupo Gallerist.
 
11h30 - Profissão: músico, com Samuel Pessatti.
Além de conduzir uma apresentação musical, o violoncelista falará sobre as oportunidades e os desafios no ambiente profissional da música. Afinal, a música exige inspiração, mas também comprometimento, networking e habilidades sociais.
 
Quem é Samuel Pessati
Samuel é bacharel em violoncelo e pós-graduado em Gestão Cultural. Tem atuação na Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra de Ponta Grossa, Orquestra de Câmara da PUC PR, Orquestra de Blumenau, entre outras. É professor no Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.
 
12H - Conversa com Mariana Garcês Dematté, ex-aluna Coree e engenheira da Microsoft.
Formada em 2015 em Engenharia de Desenvolvimento pela Boston University, Mariana mora atualmente em Seatle, nos Estados Unidos, onde trabalha na Microsoft. Ela  compartilhará sua experiência profissional com os jovens estudantes.

Quem é Mariana Garcês Dematté
Formada em Engenharia de Desenvolvimento, Mariana fez estágio na Microsoft, foi consultora e desenvolvedora na empresa Spark, entre 2018 e 2020. Desde 2020 é engenheira de software na Microsoft.
 
Assessoria de Comunicação
Tai Rodrigues Comunicação e Conteúdo

Taísa Rodrigues - 
tairodrigues@gmail.com
img/topsocie_blog/5752_post_7570.jpg
img/topsocie_blog/5752_post_12458.jpg
img/topsocie_blog/5752_post_3739.jpg
img/topsocie_blog/5752_post_5277.jpg
img/topsocie_blog/5752_post_10512.jpg



Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página