Blog Top Society - Karla Cruz

Enxaqueca é a doença que mais incapacita pessoas com idade entre 18 e 50 anos

18/05/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5694_post_8019.jpg
Quase todo mundo um dia já sofreu ou ainda vai saber o que são os incômodos de uma cefaleia. E a enxaqueca, um tipo também muito comum de cefaleia primária, é a doença que mais afeta a funcionalidade das pessoas com idade entre 18 e 50 anos, no mundo. Ela se apresenta como uma dor de cabeça unilateral, de moderada a severa, do tipo pulsátil. Pode ser associada a náuseas e também pode piorar com a exposição da pessoa à luz ou a alguns tipos de odores, e também ao fazer algum esforço físico, como subir escadas. 

Chama a atenção o fato da enxaqueca ser a primeira causa de incapacidade em pessoas nessa faixa etária, como apontou o estudo epidemiológico realizado pelo Global Burden of Disease, órgão internacional que analisa as estatísticas em saúde, e publicado na revista The Journal of Headache and Pain, veículo oficial da Federação Europeia de Cefaleia (a pesquisa mais recente foi divulgada no ano de 2017). Estudos brasileiros também fazem um alerta: as pessoas convivem com dores de cabeça por mais de 10 anos até procurar um especialista.

Se a pessoa sofrer três episódios da doença, no período de três meses, independente das justificativas (menstruação, alterações do sono, estresse), é preciso iniciar o tratamento preventivo”, explica o neurologista Paulo Faro, chefe do Setor de Cefaleia e Dor Orofacial do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba).  Nesta quarta-feira, 19 de maio, Dia Nacional de Combate à Cefaleia, o Hospital INC reforça a importância da conscientização da população sobre os sintomas e tratamentos para a doença.

Causas

A enxaqueca é uma doença genética. Existem gatilhos, fatores externos ou internos, capazes de desencadear crises de enxaquecas em pessoas com predisposição genética. No caso das mulheres, a menstruação pode ser esse gatilho. Outros fatores capazes de agravar as crises são o consumo de bebida alcoólica, alteração do sono, estresse emocional, jejum prolongado e alguns alimentos - como chocolate, frutas cítricas, queijos amarelos, embutidos, glutamato monossódico, cafeína em excesso, entre outros.

Diagnóstico é definido na consulta

O diagnóstico da enxaqueca é feito através da consulta e da anamnese. Não existe um exame complementar que vai definir o diagnóstico. Ao solicitar exames complementares, o neurologista busca descartar outras causas que possam simular uma enxaqueca. O diagnóstico da enxaqueca é clínico, ao conversar com o paciente é possível defini-lo na própria consulta.

Anticorpos no tratamento da enxaqueca

A primeira classe de medicamento preventivo criada especificamente para prevenir a enxaqueca chegou ao Brasil, em março de 2020. Antes, eram utilizados medicamentos de outras áreas médicas, como toxina botulínica, anticonvulsivantes e antidepressivos. “Não que fossem ruins, mas tinha a questão do preconceito em utilizar esses medicamentos, que também ofereciam mais efeitos colaterais ao paciente”, esclarece Dr. Paulo Faro.

De acordo com o neurologista, os medicamentos específicos para tratar as enxaquecas são os anticorpos monoclonais anti CGRP - que é uma substância que costuma estar bem elevada em quem tem enxaqueca. Esses anticorpos atuam bloqueando a ação dessas substâncias. O tratamento é feito por via subcutânea, é aplicado uma injeção por mês ou a cada três meses. Trata-se de um tratamento bastante eficaz e tolerável e não tem interação medicamentosa com outras drogas.

Evento

Além de conscientizar a população, o Hospital INC também promove um evento on-line voltado para os profissionais de saúde propondo uma experiência diferente: assistir um neurologista especialista em cefaleia simulando uma consulta. A partir do atendimento de cinco casos clínicos diferentes, a ideia é extrair como se faz o raciocínio para o diagnóstico e terapêutico desses pacientes. O evento “Dor de cabeça: uma experiência interativa” será realizado no próximo sábado, dia 22 de maio, no horário das 8h30 às 13h e tem inscrições gratuitas, basta acessar eventosinc.com.br

Sobre o Hospital INC

O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui o centro neurocirúrgico mais tecnológico do Brasil, é pioneiro na América Latina em obter tecnologias como GammaKnife – cirurgia cerebral sem corte – e o primeiro a utilizar a ressonância magnética intraoperatória no país. Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina em neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca, além de oncologia, otorrinolaringologia, dermatologia, cirurgia digestiva, ortopedia, dentre outras

Compartilhe nas redes sociais:

Fumacense Alimentos completa 51 anos com recordes históricos e planos de expansão

18/05/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5693_post_7897.jpg
A Fumacense Alimentos chega aos seus 51 anos de história com muitos motivos para celebrar. Além do momento de expansão em que o negócio se encontra – uma vez que passou a fazer parte do grupo econômico EZOS desde outubro do ano passado –, a empresa ainda tem registrado recordes históricos: abril, por exemplo, foi o mês de maior faturamento de todas as suas mais de cinco décadas.

E os bons números não param por aí: somente nesses primeiros meses de 2021, a Fumacense já cresceu 19% acima do plano de orçamento estipulado para o ano, que já era superior aos resultados extremamente positivos obtidos em 2020. Isso muito por conta do novo modelo de gestão implantado na empresa – que segue metas de crescimento elencadas em um planejamento estratégico corporativo –, aliado à força comercial de suas marcas existentes no mercado.

“Atualmente, a Fumacense Alimentos tem um novo direcionamento. Houve uma mudança de rumo que vem permitindo resultados diferentes do que se conseguia no passado, e isso é visto com muitos bons olhos. Até porque temos a preocupação em garantir que essa expansão seja sustentável, o que já tem se provado, uma vez que a empresa vem crescendo em números absolutos e, também, em números relativos”, avalia o CEO do Grupo EZOS, Jefferson Santos Ribeiro.

A chegada de novos profissionais para oxigenar o negócio também foi um dos pontos essenciais para a obtenção dos bons resultados. Até porque, conforme o diretor do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo EZOS, Ricardo Regado, todos tem mantido o foco total na execução das metas elencadas no planejamento estratégico.

“Ou seja, a empresa já definiu onde quer chegar e, agora, está no trilho certo. E ainda que estejamos vivendo momentos adversos, temos conseguido alcançar resultados, muito por conta da consistência desse caminho traçado”, completa Regado.

Novos planos

Os planos de expansão da empresa permeiam diversos setores do negócio, de acordo com o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Marcos Paulo Zavaneli. “Tais como projetos para atuar em todo o território nacional e até mesmo operar no mercado internacional; a aposta no incremento do mix de produtos; e a ampliação do quadro de vendas; entre várias outras ações”, elenca.

Para tanto, a marca Kiarroz, mais antiga da empresa, tem papel fundamental, não só no que diz respeito à base do histórico de sucesso do negócio, mas também para esses novos projetos.

“Sem dúvidas nos apoiaremos na história vitoriosa da Kiarroz para desbravar novos mercados, contando com a tradicional qualidade e confiança que a marca detém. Trabalhamos e continuaremos a trabalhar incansavelmente na manutenção, conquista e renovação dos nossos consumidores e clientes, buscando surpreendê-los positivamente com nossos atributos, visão empresarial e valores, e criando um cenário de confiança, transparência e respeito com o mercado e a sociedade”, acrescenta Zavaneli.

Novos mercados

Já com a RisoVita – linha de saudabilidade da Fumacense Alimentos –, a empresa avança em novos e grandes potenciais mercados. Durante muito tempo, segundo o gerente nacional comercial da RisoVita, Jorge Amaral, a marca foi olhada como um complemento na empresa, algo para se apostar apenas em um provável futuro promissor.

“Só que esse momento chegou, já no ano passado, com a implantação do grupo econômico. Isso permitiu com que a marca encontrasse sua alma, seu verdadeiro propósito. E, aos poucos, estamos fazendo com que se entenda que a RisoVita, mais do que uma indústria agregada, é um diferencial, porque vende saúde, uma pegada muito antenada com o mundo atual e com grande potencial de crescimento, principalmente com um grande projeto de atendimento ao canal B2B, ampliação na presença da marca no varejo nacional e até mesmo, futuramente, no âmbito do mercado internacional”, ressalta.

Neste cenário, em cinco anos, a meta da RisoVita é se tornar uma das cinco principais indústrias de produtos saudáveis, voltados para atender o consumidor com restrições alimentares. “Hoje sabemos exatamente quem somos e para onde queremos ir. Estamos bem estruturados e temos um time muito seleto de pessoas, que são especialistas dentro de suas áreas, já pensando no aumento no número de produtos e de mercados a serem atendidos”, finaliza Amaral.

Sobre a Fumacense Alimentos

Referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, a Fumacense Alimentos possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais.

Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça, no Sul catarinense. A empresa possui, ainda, outras duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE. 

Juntamente com a JS Empreendimentos, Criciúma Shopping e Mark At Place, a Fumacense Alimentos faz parte do grupo econômico EZOS, lançado em outubro de 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

Compartilhe nas redes sociais:

DIA DOS NAMORADOS É NO MORRO DO SOL HOTEL E EVENTOS

17/05/2021    Henrique Harmonia

img/topsocie_blog/5692_post_6638.jpg

O grande dia para quem quer surpreender seu amor está chegando

Localizado no Centro da cidade de Porto Belo, em Santa Catarina, o Hotel dispõe de 59 acomodações divididas em 3 categorias: Suíte, Superior 2 Pisos e Superior com banheira. A estrutura conta com 3 piscinas (sendo uma delas aquecida e coberta), sala de jogos, quadras de esporte, área de churrasqueira e playground.
O Restaurante Panorâmico oferece o melhor da gastronomia da região, além de ter a melhor vista de Porto Belo.
 
Se delicie com o melhor da gastronomia litorânea e aprecie ao lado de seu amor a melhor vista da baía de Porto Belo.
Lá você encontra um cardápio variado, composto por frutos do mar, carnes nobres, massa e petiscos variados.
Realize o sonho de viver um Jantar Romântico com Vista para o Mar!
 
Morro do Sol Hotel e Eventos
Rua: Morro do Sol n°100. Centro - Porto Belo/SC
Central de Reservas: (47) 3369-4566


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página