Blog Top Society - Karla Cruz

Loft Íris: a materialização do espelho da alma

23/07/2021    Maristela Brites

 


img/topsocie_blog/6381_post_10556.jpg


Para refletir as emoções e desejos para o morar pós-pandemia, Progetta Studio aposta na amplitude e na biofilia no espaço que assina na CASACOR Santa Catarina 2021


img/topsocie_blog/6381_post_4608.jpg


 

Quando parte do rosto está coberto por uma máscara, os olhos assumem o protagonismo na expressão das emoções. São eles que têm revelado nossos sentimentos nos últimos tempos, especialmente os de tristeza e apreensão pelos que contraíram a Covid-19 e os de alegria diante dos que se curaram da doença.  “Os olhos passaram a ser nossos sorrisos e também o nosso símbolo de esperança. E a íris tornou-se a atriz principal, pois tivemos que aprender a ‘ajustar o foco’ para filtrar as cenas e enxergar melhor as belezas do mundo”, afirma a arquiteta Graziella Oliveira, sócia da Progetta Studio, ao explicar o conceito do espaço que assina na CASACOR Santa Catarina ao lado do sócio, o arquiteto Allan Chierighini.


img/topsocie_blog/6381_post_52.jpg


img/topsocie_blog/6381_post_1472.jpg


[imagem5]


Com 110 metros quadrados, o Loft Íris integra home theater, office, sala de jantar, área gourmet, suíte máster, closet, área de banho e lavabo. E foi projetado pela dupla para expressar os desejos das pessoas para o morar pós-pandemia, seguindo a proposta do tema nacional na mostra – “Casa Original”. “A íris é o verdadeiro espelho da alma, e como devemos retirar algo positivo dos momentos difíceis, trouxemos para o ambiente a biofilia como algo a proporcionar momentos positivos”, argumenta Allan, considerando o interesse cada vez maior das pessoas pela aproximação com a natureza. A biofilia está presente na especificação de materiais como a madeira Sucupira certificada escolhida para o forro e a pedra natural aplicada em detalhes, e de tecidos sustentáveis, produzidos a partir de sobras e retalhos. Ventilação e iluminação naturais e permanentes fazem parte do ambiente.

 

Despertar das emoções

A ligação com a natureza também está evidenciada nas obras de arte escolhidas para o espaço. São trabalhos da artista Patrícia Vieira que apresentam detalhes hiper-realistas, como a “Paredão Funchal”, que referencia a cidade de Funchal, capital do arquipélago da Madeira, em Portugal.  “As poderosas formações rochosas, de origens vulcânicas, emanam uma energia indescritível, gerada durante os milhares de anos da criação do arquipélago. A natureza que rodeia o paredão rochoso vibra em sintonia com a atmosfera da Ilha, trazendo um êxtase de emoções e um encantamento com as belezas naturais e cores”, considera a Artista.

As emoções deverão ser mesmo despertadas em quem visitar o ambiente, reforçadas pelo potencial da iluminação cênica projetada e pela proposta cromática adotada pelos arquitetos. Foram escolhidas cores e tonalidades comumente encontradas na natureza, como os tons terrosos do sofá Natuzzi e os tons de verde dos tapetes em couro e veludo, compondo com elementos nas cores cinza e preto. “Os tapetes circulares remetem ao formato da íris e das lentes oculares”, pontua Grazi. Na mesma linha, a dupla escolheu um espelho em semicírculo para o lavabo. Na cozinha, destaque para a bancada em pedrão sabão, natural e resistente ao calor. O mobiliário sob medida combina MDF Cinza Urban, madeira pau ferro e espelhos na tonalidade fumê.

O porcelanato Portobello eleito para o revestimento do piso tem aparência similar à da pedra Bleu de Savoie, existente nos alpes franceses e considerada uma das mais raras do mundo, de tom cinza azulado. A decisão de especificar piso de tom claro e, em contraponto, forro de tom escuro, atende a proposta de proporcionar conforto emocional ao usuário. “A solução cria uma atmosfera mais acolhedora, remetendo à sensação de abrigo natural”, explica a arquiteta.

 

Amplitude e tecnologia

No Loft Íris, a amplitude é mais do que uma característica: é uma provocação. “A área social do Loft foi pensada de maneira a confrontar o mercado imobiliário atual, que insiste em construir apartamentos pequenos e caros, ainda mais diante do momento de pandemia, que deixou muitas famílias enclausuradas nessas habitações, sem poder fazer uso das áreas sociais dos condomínios por determinação dos decretos estaduais e municipais pelo Brasil afora”, ressalta Allan.

Assim, a dupla projetou um espaço amplo com ambientes distintos, mas integrados. Essa amplitude é reforçada pela estratégia de repetição de acabamentos, cores e materiais nos ambientes, proporcionando impacto visual de unidade, continuidade e linearidade. O layout atende às características multifuncionais que as casas assumiram nos últimos tempos. “A disposição dos ambientes propõe possibilidades de trabalhar, contemplar um bom filme ou shows durante o dia e noite, receber amigos e parentes para um evento gastronômico, uma confraria de vinho ou para uma reunião de clube do livro, e, talvez, por ser amplo, o espaço pode atender também às necessidades de um morador que trabalha home office com seu canal do YouTube ou mesmo fazendo reuniões e palestras via live”, explica Graziella.

A proposta arquitetônica faz referência ao layout dos lofts americanos da década de 50. Porém, agregando o que há de mais atual em tecnologia, pelo conforto e praticidade que a automação proporciona ao usuário.

A tecnologia está presente nos eletros, na iluminação, nas persianas e cortinas e também nos materiais, associada a um eficiente sistema de automação. Entre os destaques estão a cama articulada com sistemas de massagem e ionização; flap de TV no teto com giro de 360 graus que possibilita o direcionamento da televisão tanto para a área de dormir como para a sala de banho; pendentes de iluminação com cromoterapia na sala de banho; estação de vinhos que permite melhor conservação da bebida; e até parrilheira com sistema de controle do assado à distância, via aplicativo.  “Entendemos a tecnologia, simbolicamente, como o elemento de consciência humana e o ambiente, a residência, como organismo vivo. A possibilidade de controle da habitação é algo como Deus sobre o controle dos elementos da natureza e o universo”, finaliza Allan.

 

PROGETTA STUDIO

A Progetta Studio dos arquitetos e sócios Allan Chierighini e Maria Graziella Oliveira, atua no mercado catarinense desde 2007 e se destacam por projetos contemporâneos e sofisticados. O uso de tecnologias e conceitos sustentáveis, como automação, energia solar, iluminação e ventilação natural, são os principais diferenciais do escritório. Desde 2020 o escritório vem atuando em São Paulo, o maior polo da arquitetura brasileira.

Conheça mais sobre a Progetta Studio no site: www.progettastudio.com.br

Instagram: @progettastudio

 

 

_____________________


 

Loft Íris: a materialização do “espelho da alma”

Para refletir as emoções e desejos para o morar pós-pandemia, Progetta Studio aposta na amplitude e na biofilia no espaço que assina na CASACOR Santa Catarina 2021

 

Quando parte do rosto está coberto por uma máscara, os olhos assumem o protagonismo na expressão das emoções. São eles que têm revelado nossos sentimentos nos últimos tempos, especialmente os de tristeza e apreensão pelos que contraíram a Covid-19 e os de alegria diante dos que se curaram da doença.  “Os olhos passaram a ser nossos sorrisos e também o nosso símbolo de esperança. E a íris tornou-se a atriz principal, pois tivemos que aprender a ‘ajustar o foco’ para filtrar as cenas e enxergar melhor as belezas do mundo”, afirma a arquiteta Graziella Oliveira, sócia da Progetta Studio, ao explicar o conceito do espaço que assina na CASACOR Santa Catarina ao lado do sócio, o arquiteto Allan Chierighini.

Com 110 metros quadrados, o Loft Íris integra home theater, office, sala de jantar, área gourmet, suíte máster, closet, área de banho e lavabo. E foi projetado pela dupla para expressar os desejos das pessoas para o morar pós-pandemia, seguindo a proposta do tema nacional na mostra – “Casa Original”. “A íris é o verdadeiro espelho da alma, e como devemos retirar algo positivo dos momentos difíceis, trouxemos para o ambiente a biofilia como algo a proporcionar momentos positivos”, argumenta Allan, considerando o interesse cada vez maior das pessoas pela aproximação com a natureza. A biofilia está presente na especificação de materiais como a madeira Sucupira certificada escolhida para o forro e a pedra natural aplicada em detalhes, e de tecidos sustentáveis, produzidos a partir de sobras e retalhos. Ventilação e iluminação naturais e permanentes fazem parte do ambiente.

 

Despertar das emoções

A ligação com a natureza também está evidenciada nas obras de arte escolhidas para o espaço. São trabalhos da artista Patrícia Vieira que apresentam detalhes hiper-realistas, como a “Paredão Funchal”, que referencia a cidade de Funchal, capital do arquipélago da Madeira, em Portugal.  “As poderosas formações rochosas, de origens vulcânicas, emanam uma energia indescritível, gerada durante os milhares de anos da criação do arquipélago. A natureza que rodeia o paredão rochoso vibra em sintonia com a atmosfera da Ilha, trazendo um êxtase de emoções e um encantamento com as belezas naturais e cores”, considera a Artista.

As emoções deverão ser mesmo despertadas em quem visitar o ambiente, reforçadas pelo potencial da iluminação cênica projetada e pela proposta cromática adotada pelos arquitetos. Foram escolhidas cores e tonalidades comumente encontradas na natureza, como os tons terrosos do sofá Natuzzi e os tons de verde dos tapetes em couro e veludo, compondo com elementos nas cores cinza e preto. “Os tapetes circulares remetem ao formato da íris e das lentes oculares”, pontua Grazi. Na mesma linha, a dupla escolheu um espelho em semicírculo para o lavabo. Na cozinha, destaque para a bancada em pedrão sabão, natural e resistente ao calor. O mobiliário sob medida combina MDF Cinza Urban, madeira pau ferro e espelhos na tonalidade fumê.

O porcelanato Portobello eleito para o revestimento do piso tem aparência similar à da pedra Bleu de Savoie, existente nos alpes franceses e considerada uma das mais raras do mundo, de tom cinza azulado. A decisão de especificar piso de tom claro e, em contraponto, forro de tom escuro, atende a proposta de proporcionar conforto emocional ao usuário. “A solução cria uma atmosfera mais acolhedora, remetendo à sensação de abrigo natural”, explica a arquiteta.

 

Amplitude e tecnologia

No Loft Íris, a amplitude é mais do que uma característica: é uma provocação. “A área social do Loft foi pensada de maneira a confrontar o mercado imobiliário atual, que insiste em construir apartamentos pequenos e caros, ainda mais diante do momento de pandemia, que deixou muitas famílias enclausuradas nessas habitações, sem poder fazer uso das áreas sociais dos condomínios por determinação dos decretos estaduais e municipais pelo Brasil afora”, ressalta Allan.

Assim, a dupla projetou um espaço amplo com ambientes distintos, mas integrados. Essa amplitude é reforçada pela estratégia de repetição de acabamentos, cores e materiais nos ambientes, proporcionando impacto visual de unidade, continuidade e linearidade. O layout atende às características multifuncionais que as casas assumiram nos últimos tempos. “A disposição dos ambientes propõe possibilidades de trabalhar, contemplar um bom filme ou shows durante o dia e noite, receber amigos e parentes para um evento gastronômico, uma confraria de vinho ou para uma reunião de clube do livro, e, talvez, por ser amplo, o espaço pode atender também às necessidades de um morador que trabalha home office com seu canal do YouTube ou mesmo fazendo reuniões e palestras via live”, explica Graziella.

A proposta arquitetônica faz referência ao layout dos lofts americanos da década de 50. Porém, agregando o que há de mais atual em tecnologia, pelo conforto e praticidade que a automação proporciona ao usuário.

A tecnologia está presente nos eletros, na iluminação, nas persianas e cortinas e também nos materiais, associada a um eficiente sistema de automação. Entre os destaques estão a cama articulada com sistemas de massagem e ionização; flap de TV no teto com giro de 360 graus que possibilita o direcionamento da televisão tanto para a área de dormir como para a sala de banho; pendentes de iluminação com cromoterapia na sala de banho; estação de vinhos que permite melhor conservação da bebida; e até parrilheira com sistema de controle do assado à distância, via aplicativo.  “Entendemos a tecnologia, simbolicamente, como o elemento de consciência humana e o ambiente, a residência, como organismo vivo. A possibilidade de controle da habitação é algo como Deus sobre o controle dos elementos da natureza e o universo”, finaliza Allan.

 

PROGETTA STUDIO

A Progetta Studio dos arquitetos e sócios Allan Chierighini e Maria Graziella Oliveira, atua no mercado catarinense desde 2007 e se destacam por projetos contemporâneos e sofisticados. O uso de tecnologias e conceitos sustentáveis, como automação, energia solar, iluminação e ventilação natural, são os principais diferenciais do escritório. Desde 2020 o escritório vem atuando em São Paulo, o maior polo da arquitetura brasileira.

Conheça mais sobre a Progetta Studio no site: www.progettastudio.com.br

Instagram: @progettastudio

CRÉDITO DAS FOTOS: LIO SIMAS

Compartilhe nas redes sociais:

Marca de café inclui automobilismo como ferramenta de marketing

23/07/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6380_post_4391.jpg
Não é novidade que o brasileiro gosta de carros. E segundo uma pesquisa publicada recentemente, o brasileiro também bebe bastante café, ocupando o 14º lugar entre os países com maior consumo da bebida no mundo. Buscando associar essas duas paixões, o empresário curitibano Gabriel Wolff criou um produto premium para os entusiastas das duas culturas.

Designer de produto por formação, Gabriel desenvolveu diversos estudos para a linha de comunicação até chegar no que considera a receita ideal: The Good Driver Coffee. O produto vai além do café, propriamente dito, pois todo o processo do produto foi cuidadosamente estudado, desde a moagem, passando pela embalagem, entrega e o incentivo à cultura automotiva.

E como parte da estratégia de divulgação do produto, a empresa incluiu alguns eventos automobilísticos no planejamento de marketing, buscando sempre manter o elo entre o esporte e a bebida. O próximo evento será em parceria com a Octanas Motorsport, que vai disputar o Rally Araucária – primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally – nos dias 31 de julho e 01 de agosto. “Como o intuito da marca é promover o esporte a motor em todas as suas esferas, poder contribuir com o rally, que é uma das modalidades com mais relevância no mundo, é uma honra”, conta Gabriel Wolff.

Apesar de já estarmos no segundo semestre, muitas atividades ainda não voltaram ao normal devido a pandemia causada pelo coronavírus. O automobilismo é uma delas, então algumas categorias tiveram seu início adiado algumas vezes. O Campeonato Brasileiro de Rally é um caso. A prova que inicialmente seria a quarta etapa, vai abrir a temporada no final de julho, deixando o segundo semestre bem agitado para as equipes.

A cidade de Araucária fica na região metropolitana de Curitiba / PR e já foi sede de etapas do campeonato até 2014. Sete anos depois volta para o certame trazendo um pacote de estradas ideais para essa modalidade, o que deixa pilotos e navegadores ansiosos. Entre eles, Leo Zettel, piloto da Octanas Motorsport. “Já tivemos oportunidade de competir em Araucária. Mas em sete anos muita coisa pode ter mudado, então não sei se chega a ser uma vantagem”, comenta o piloto que vai levar a marca The Good Driver Coffee nesta etapa em seu Peugeot 207 XRC.

Sobre The Good Driver Coffee

The Good Driver Coffee é uma empresa especializada em cafés especiais, com grãos 100% Arabica e classificados em 84pts pela escala SCA (Specialty Coffee Association). Mais que café, são produtos inspirados no automobilismo e na cultura gearhead.

Embalados em latas metálicas de 250g, qualquer um dos quatro sabores da marca, Octane, Endurance, Boosted ou Dub, pode um ótimo presente para aqueles que compartilham a mesma paixão por Cafés Premium e Velocidade.

Programação Rally Araucária

A programação do Rally Araucária começa na sexta, dia 30, com o reconhecimento das especiais. No sábado e domingo carros, pilotos e navegadores seguem para o trecho em busca do menor tempo em 12 trechos cronometrados.

31/07 - Sábado
· 10:30 - Saída do primeiro carro
· 10:42 - SS Roça Velha 1
· 11:07 - SS Taquarova 1
· 11:32 - SS Roça Velha 2
· 12:00 - Parque de Serviço
· 13:30 - SS Taquarova 2
· 13:45 - SS Roça Velha 3
· 14:10 - SS Taquarova 3
· 15:30 - Premiação

01/08 - Domingo
· 08:00 - Saída do primeiro carro
· 08:25 - SS Campestre 1
· 08:55 - SS Taquarovinha 1
· 09:20 - SS Campestre 2
· 09:55 - Parque de Serviço
· 11:35 - SS Taquarovinha 2
· 11:55 - SS Campestre 3
· 12:25 - SS Taquarovinha 3
· 13:40 - Premiação

O evento não é aberto ao público, portanto não serão divulgados mapas e pontos de público. Mas a prova pode ser acompanhada on line pelo site oficial do campeonato www.rallybr.com.br

Calendário 2021

· 01/07 e 01/08 – Rally Araucária – Araucária / PR
· 04 e 05/09 – Rally de Estação – Estação / RS
· 25 e 26/09 – Rally Rio Negrinho – Rio Negrinho / SC
· 30 e 31/10 – Rally Vale Europeu – Pomerode / SC
· 26 a 28/11 – Rally de Piraquara – Piraquara / PR
· 17 a 19/12 – Erechim Rally Brasil – Erechim / RS

Compartilhe nas redes sociais:

Sensibilidade ao toque: tecnologia por trás da maciez

23/07/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6379_post_6869.jpg
A busca pela relação perfeita entre maciez e resistência das fibras é o Santo Graal do Mercado Tissue, principalmente quando se fala em papel higiênico, mas isso nem sempre foi assim. Há algumas décadas, o consumidor ainda aceitava produtos de baixa qualidade e até mesmo justificava a oferta de venda unitária nas gôndolas, porém o nível de exigência mudou e as empresas passaram a investir em inovação e qualidade.
 
A Mili, que é a maior indústria nacional do segmento, por exemplo, já está há oito anos desenvolvendo um processo de melhoramento de gofragem na conversão de papéis, junto à Perini -- referência nesse tipo de maquinário e, consequentemente, de tecnologia. Esse investimento contínuo está sendo feito para tornar ainda melhor a inserção de ranhuras nos papéis, aquela impressão de relevo que melhora a sensação ao toque da pele.
 
Segundo Daniel Signori, diretor técnico da Mili, um dos resultados desse investimento, e que serve ainda para exemplificar toda a tecnologia empregada, está no recém-lançado Mili Prime Confort Folha Tripla. Seu relevo em 3D garante camadas de ar entre cada uma das folhas, o que se traduz em um papel de extrema maciez e suavidade.
 
Posicionamento e estratégia
 
Signori reforça que acompanhar as tendências, compreender as necessidades do público e, principalmente, investir em novos processos são atitudes essenciais para o sucesso. Para ele, o comprometimento se reflete nos números da companhia, que teve crescimento de 16% no último ano e tem perspectiva de 18% para 2021. “Estamos focados na busca contínua por excelência dos produtos, processos e serviços desenvolvidos junto aos nossos clientes e fornecedores”, conceitua.
 
Ainda de acordo com o diretor, a empresa tem trabalhado pela otimização da produção há mais de 30 anos. “Fomos ao mercado e percebemos onde poderíamos melhorar, ser mais produtivos, e então projetamos nossos processos e temos entregado cada vez mais qualidade”, afirma. O posicionamento de Signori é justificado até com o crescimento da marca na linha Personal Care, que em 2020 teve um faturamento 23% superior ao de 2019 e que tem como meta para 2021 um crescimento da ordem de 30%. 
 
Sobre a Mili 
 
Há mais de 38 anos no mercado nacional, a Mili ocupa a posição de maior empresa 100% brasileira no setor de papel tissue. Atualmente emprega mais de 2 mil colaboradores diretos, distribuídos em três unidades fabris, localizadas em Santa Catarina, Paraná e Alagoas. A marca possui um dos mais completos portfólios do setor de higiene e limpeza, composto por: papel higiênico, toalha de papel, guardanapos, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, hastes flexíveis, lenços e toalhas umedecidas. Produtos de algumas categorias, como a de papel higiênico, estão entre os líderes nacionais de mercado. Saiba mais em: www.mili.com.br
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página