Blog Top Society - Karla Cruz

12º Festival Gastronômico Balneário Saboroso coroa provável retomada do turismo

26/07/2021    Gustavo Siqueira

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O festival gastronômico Balneário Saboroso chega a sua última semana e já está deixando saudades. Os menus dos 27 restaurantes e a programação paralela coroam uma nova fase em que vivemos, a de esperança e retomada do turismo devido a avanço da vacinação para a Covid-19.

A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, organizador do Balneário Saboroso Margot Rosenbrock Libório, ressaltou a importância do festival para o turismo. “A última semana do Balneário Saboroso chega nos dando a certeza de que eventos, união e criatividade são essenciais na retomada do setor turístico, aproveite esta última semana do Saboroso”.

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A Prefeitura de Balneário Camboriú realizou durante todo o mês de julho atividades de diferentes setores para comemorar o aniversário da cidade, e o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Geninho Goes, destacou a importância do festival nesta programação. “O Saboroso mostra que as atividades turísticas estão começando a ter um retorno gradativo. Além do festival ser um ícone de nossa cidade, ele está nos mostrando que pode se fazer um turismo de forma segura, responsável e criativa”.  

Além da positividade que o festival está proporcionando na cidade, os restaurantes participantes também estão felizes com o movimento que cresceu por conta do Balneário Saboroso. “Nossas vendas estão sendo dentro da expectativa e o movimento também cresceu, pessoas que não conheciam meu restaurante, até por ser novo na cidade, estão vindo desfrutar o menu, estamos contentes com o resultado”, ressaltou Maicon Jonathan Maciel, sócio-proprietário do Poke Luau. 

Outro destaque desta edição está sendo a programação paralela gratuita. A primeira palestra sobre degustação de vinhos esgotou em menos de 24h e as outras duas realizadas online, teve mais de 300 visualizações. Ainda dá para aproveitar a última palestra online, nesta terça-feira, dia 27, às 19h, Marcelo Traldi Fonseca irá falar sobre gestão em tempos de mudanças, a inscrição pode ser feita pelo site www.balneariosaboroso.com.br.  

O festival gastronômico vai até dia 31 de julho. É uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e conta com o patrocínio da Global Wine e da Salada, com o apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo, Sebrae, Univali e Senac.

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Primeiro semestre de 2021 tem saldo positivo para empresa têxtil catarinense

26/07/2021    Gustavo Siqueira

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A Altenburg, empresa genuinamente catarinense e quase centenária, tem muitos motivos para comemorar já em 2021. Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), apresentou os números do setor no primeiro semestre de 2020, as ações em andamento e as expectativas para o final do ano e o cenário não foi muito positivo. A indústria têxtil e de confecção sofreu redução de 22% em sua produção no primeiro semestre de 2020, em relação ao de 2019. Mesmo neste cenário, a empresa de Santa Catarina fechou 2020 com saldo positivo, anunciando investimentos e expansão, tanto em número de lojas, quanto em fábricas e pontos de vendas.
Enquanto para 2021, a expectativa do setor têxtil e de confecção, segundo a Abit – mesmo ainda com grandes incertezas, é de uma retomada com perspectivas de que a produção tenha um crescimento, para a Altenburg esse saldo positivo já chegou e apresentou no primeiro semestre de 2021 um crescimento parecido com um dos melhores anos da empresa que aconteceu no ano de 2016. Este crescimento acima das expectativas também trouxe algumas dificuldades logísticas que afetaram o atendimento do mercado, as quais a Altenburg tem atuado fortemente para solucionar.
 
Nas vendas para lojas multimarcas, a empresa registrou um crescimento de 51% em comparação com 2019 e 87% em relação a 2020. Já no varejo próprio, esse crescimento foi de 43% em relação a 2019 e 45% em relação a 2020. “O comportamento do consumidor vem se lapidando há alguns anos, principalmente no setor da indústria têxtil. No entanto, em 2020 trouxe uma nova perspectiva. O isolamento social, o medo da doença e do desemprego, além de outras tantas responsabilidades, alterou o modo de pensar e de viver. Mais tempo de vida dentro de casa trouxe outro olhar para o lar e as pessoas buscaram por mais conforto e bem-estar. Para se destacar foi preciso ir além e conhecer esse novo consumidor. Estamos felizes com o resultado positivo que foi baseado em muito trabalho”, destaca Tiago Altenburg, diretor comercial da marca.
 
Além do saldo positivo nas vendas, a Altenburg registrou também um aumento no número de contratações de novos colaboradores. De janeiro até agora, foram contratados mais de 170 funcionários. “Passamos por um ano muito difícil, mas acreditamos numa recuperação gradual do setor. Com a empresa crescendo, sentimos a necessidade de abrir novos postos e novas oportunidades em todos os setores da Altenburg”, conclui Tiago Altenburg.
 
Sobre a Altenburg
Chegando ao seu centenário, a Altenburg é uma empresa familiar catarinense e é considerada uma das maiores indústrias têxteis do país. São mais de dois mil empregos gerados diretamente, com três plantas no Brasil e uma no Paraguai, mais de sete mil pontos de venda e 13 lojas próprias, além de ser a maior produtora de travesseiros da América Latina. Com foco no design, conforto e qualidade, a Altenburg leva todos os meses mais de 1,4 milhões de produtos por todo o Brasil e América Latina. As vendas também ocorrem no e-commerce www.altenburg.com.br.

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Educação financeira para crianças e adolescentes

26/07/2021    Gustavo Siqueira

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Muito se fala na importância da educação financeira, de saber se organizar, fazer uma reserva de emergência, entre outros pontos. E, cada vez mais, vemos adultos tentando buscar informações que não tiveram quando mais jovens – principalmente para garantir que seus filhos tenham acesso a esse tipo de conhecimento. Para ajudar no processo de educação financeira desde cedo, a especialista da área de Educação do Sistema Ailos, Raquel Stumpf Bernardes, separou algumas dicas. Confira:
 
1)      Explique a importância da educação financeira
Para que no futuro adultos não continuem tendo problemas com as finanças, é muito importante educar crianças e adolescentes sobre o tema. “Gostamos de utilizar o termo ‘bem-estar financeiro’, pois é isso que precisamos ter em mente quando ensinamos crianças. É preciso ensinar que não é sobre números, mas sobre momentos. É sobre poupar para fazer uma viagem ou comprar um brinquedo, ir ao parque e comer um algodão-doce sem se preocupar com a conta atrasada... Dessa forma, mostramos que quanto mais organização e planejamento temos, mais legais serão nossas experiências”, comenta Raquel.
 
2)      Converse sobre o assunto desde cedo
           É necessário romper com a linha de pensamento de que só é bem-educado financeiramente quem poupa ou investe. Educação financeira é sobre consciência de consumo, desperdícios e economia colaborativa, por exemplo. A partir dos quatro anos, os pequenos já ampliam suas representações de realidade, assim, já começam a ter maturidade suficiente para entender o que é dinheiro, de onde vem, como é feito e para o que serve. “Este é o ponto de partida quando o assunto é educação financeira: precisamos entender que, além do exemplo, é importante falar sobre a função social do dinheiro, e a partir daí ir trabalhando de acordo com a realidade de cada um”, diz Raquel.
 
3)      Saiba por onde (e como) começar
É preciso variar os assuntos trabalhados, para tornar a educação financeira ainda mais atrativa para os filhos. “Para começar, o ideal é ensinar sobre consciência de consumo, os desperdícios e também sobre economia colaborativa. A aprendizagem acontece de forma mais efetiva quando parte do interesse da própria criança e do adolescente. Dessa forma, existem dois grandes desafios: o primeiro, e maior deles, é a atenção dos adultos, que precisam utilizar os momentos de questionamentos e curiosidade para explicar e apresentar conteúdos – sempre de forma lúdica e com linguagem acessível, proporcionando momentos de aprendizagem afetiva; o segundo desafio está na qualidade da informação que o adulto irá repassar e na experiência da própria família. Por isso, dar o exemplo dentro de casa é super importante”, pontua Raquel.
 
4)      Busque conteúdos para ajudar no processo
            Para ajudar as famílias nesse processo, o Sistema Ailos oferece cursos gratuitos para cooperados e comunidade através da plataforma Progrid. “Para crianças temos o Coopera Educa, que traz conteúdos sobre educação financeira e cooperativismo através de desenhos, músicas e jogos. Para os adolescentes, temos a web série R$100 Neuras, que mostra os desafios de gerir despesas e dá dicas de como administrar o dinheiro. Também temos cursos básicos que podem ser feitos por pais e professores, fazendo com que estejam mais preparados quando os questionamentos e os momentos de educação chegarem”, finaliza Raquel. 
 
Sobre o Ailos
Constituído em 2002, o Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 1 milhão de cooperados, uma cooperativa central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e mais de R$ 12 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui cerca de 4 mil colaboradores, contribuindo e promovendo o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

 

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[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
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