Blog Top Society - Karla Cruz

Espaço Plural: exaltação à simplicidade elegante

27/07/2021    Maristela Brites



img/topsocie_blog/6405_post_6853.jpg


Na CASACOR Santa Catarina 2021, GF Arquitetos apresenta proposta que reflete o mood maduro da arquitetura desenvolvida pelo escritório

img/topsocie_blog/6405_post_2753.jpg


img/topsocie_blog/6405_post_3791.jpg

No desenvolvimento do projeto do restaurante da CASACOR Santa Catarina 2021, os arquitetos Beto Gebara e Marila Filártiga foram além da elaboração de uma proposta funcional, visualmente impactante e adequada ao tema nacional da mostra: a casa original. Empregando conceitos de arquitetura regenerativa e priorizando a “simplicidade elegante”, a dupla concebeu o Espaço Plural como a materialização do que significa estar realmente conectado com os sistemas naturais e culturais.



“Para esse projeto, abraçamos a oportunidade de pensar mais amplamente sobre o nosso trabalho e suas implicações para aqueles que utilizam nossas criações ou são simplesmente afetados pelo processo de construção, onde quer que estejam”, explica Marila. A vasta experiência de mercado, bagagem e repertório variado estão refletidos nas decisões de projeto do espaço, que abriga o bistrô The Hungry Sailor, comandado pelos chefs Narbal Corrêa e Pedro Soares, e a Cervejaria Faixa Preta.

 

A valorização dos materiais naturais, o aproveitamento dos recursos e a priorização de fornecedores locais são premissas do trabalho da dupla que constituem a essência do Espaço Plural. “Nesse projeto, nossa conversa com os parceiros foi de reaproveitamento - garimpar peças que estavam no depósito para ressignificar o produto, gerar oportunidades para empreendedores menores da região, trabalhar parceiros que também empreendem com responsabilidade ambiental e social”, reforça Beto. A bancada em mármore, por exemplo, foi criada com produto já existente no estoque da empresa, a Capital Superfícies. Os móveis soltos da Studio Ambientes e as luminárias técnicas da Ouse Iluminação foram garimpadas nos depósitos das lojas.

 

Não só impactar menos, mas, principalmente, impactar positivamente é a base do projeto regenerativo – campo de atuação da dupla – que difere do conceito de sustentabilidade. “Procuramos redefinir o que o ambiente abrange e qual o seu papel”, explica Marila, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, facilitadora em projeto regenerativo pelo Center for Living Environments and Regeneration (EUA).? Nesse sentido, a especificação dos materiais deve ser bastante criteriosa. Para a marcenaria do Espaço Plural, os arquitetos elegeram MDF produzido a partir de madeira de fontes renováveis da Sudati, empresa com unidade fabril em Santa Catarina – outro critério importante para Beto e Marila. O piso em porcelanato e a cerâmica aplicada nas paredes e no balcão interno do bar foram fornecidos pela Portobello Florianópolis, cuja fábrica está sediada em Tijucas (SC).

 

Entre as peças decorativas, luminárias pendentes e mandalas produzidas com resíduos da fábrica de papel pelo grupo de artesãs Tramatusa, de Lages (SC), e cerâmicas feitas a mão pela Duas Studio de Cerâmica, de Florianópolis (SC). O balanço, em macramê, é criação do Ateliê Vanina em parceria com a madeireira Roque Kremer. E as cortinas, tapetes e almofadas são criadas e fabricadas pela Carol Cortinas. As imagens dos quadros da Carol Cortinas são de curadoria do escritório de arquitetura GF e reforçam a importância do trabalho feito a mão mostrando as paisagens de Florianópolis. Todas as empresas parceiras são da região. 

 

As madeiras dos painéis instalados nas paredes e teto são devidamente certificadas, assim como as mescla de madeiras utilizada no banco "monobê" (em tupi guarani ajuntar, reunir), criado e desenhado pela dupla de arquitetos e executado pela madeireira Roque Kremer. “Utilizamos três madeiras diferentes em sua composição, a peroba mica, sucupira preta e jatobá, todas certificadas”, detalha Marila.

 

Para a pintura das alvenarias, os arquitetos escolheram a tinta “Pote de Argila” da Coral/Colormar, que faz referência às cores presentes na terra, contribuindo para a sensação de maior proximidade com a natureza dentro do ambiente. 

 

A conexão com a natureza é a essência do Espaço Plural, assim como do trabalho desenvolvido pela GF Arquitetos há 02 décadas e com mais intensidade nos últimos tempos. “A realidade atual da pandemia nos fez perceber o quanto é importante criarmos uma conexão ainda maior com a natureza, e valorizar as coisas simples e leves da vida, mas sem perder a elegância”, reforça Beto.

 

Sobre os arquitetos

 

img/topsocie_blog/6405_post_5874.jpg


Marila Filártiga e Beto Gebara comandam a Gebara & Filártiga Arquitetos (GF Arquitetos), escritório com sede em Florianópolis (SC) e atuação nacional. Nascidos no Rio de Janeiro, foi na capital carioca que se formaram em Arquitetura e Urbanismo, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se conheceram. Já casados, mudaram-se para a capital catarinense em 2002, e fundaram a GF Arquitetos em 2004. Ambos já trabalharam em parceria com diversos escritórios desenvolvendo projetos de arquitetura, interiores e urbanismo na cidade do Rio de Janeiro e em Florianópolis.

 

Marila Filártiga é doutora e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e docente no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina.? Facilitadora em projeto regenerativo pelo Center for Living Environments and Regeneration através da ferramenta LENSES.? E conta com diversos cursos de aperfeiçoamento na área, como História do Mobiliário, História da Arquitetura Moderna, Paisagismo e Iniciação à Botânica.

 

Beto Gebara é pós-graduado, pela Fundação Getúlio Vargas, no MBA em Gestão de negócios da Construção Civil. Possui especialização em Luz e Cor, Gerenciamento e Marketing de Projetos, Paisagismo e Iniciação à Botânica.

 

https://www.gf.arq.br/

 @gfarquitetos 

 

PARCEIROS NO ESPAÇO:

 

CAROL CORTINAS - @carolcortinas

CAROLDECOR - @lojascaroldecor

STUDIO AMBIENTES - @studioambientes

SUDATI PAINEIS - @sudatipaineis

LSGESSARIA - @lsgessaria

OUSE ILUMINAÇÃO - @ouseiluminacao

TRAMATUSA - @tramatusa

DUAS STUDIO DE CERAMICA - @duas.studiodeceramica

PORTOBELLO - @portobelloshop.florianopolis

ARTISAN - @studio.artisan

COLORMAR - @colormar.tintas

ATELIER VANINA - @atelievanina

MADEIREIRA ROQUE KREMER - @madeireiraroquekremer

CAPITAL SUPERFICIES - @capitalsuperficies

DEAZEVEDO PINTURAS - @deazevedo_pinturas

DECA - @decaoficial

TINTAS CORAL - @tintascoral

SMART HOMES - @smarthomesautomacao

CERVEJARIA FAIXA PRETA - @cervejariafaixapreta

MONTANHA CHOPEIRAS - @montanha_chopeiras

THE HUNGRY SAILOR - @thehungrysailor.br

 

SERVIÇO:

 

O que: CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis

Quando: até 29 de agosto

Terça a sábado: das 13h às 21h

Domingos: 13h às 19h

Instagram: @casacorsc

Site: https://casacor.abril.com.brIngressos à venda: https://casacorsantacatarina.byinti.com




Fotos créditos: Lio Simas

  

Compartilhe nas redes sociais:

oi,Bem! lança coleção cápsula de t-shirts agênero com estampas que propõem ações do bem

27/07/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6404_post_2241.jpg
No momento em que vivemos, parar para refletir sobre as nossas ações e transformá-las em atitudes que visam um bem maior, tem sido algo essencial. oi,Bem!, loja virtual do Grupo Elian, resolveu transmitir essas iniciativas na sua nova coleção cápsula Manifeste seu bem!. O mix é composto por t-shirts agênero que vestem homens e mulheres do PP ao GG, e que na estampa carregam palavras que propõem ações do bem. 

“Essa coleção tem dois propósitos especiais. O primeiro é o da moda agênero, ou seja, a pessoa se veste como achar melhor, sem predeterminações ou tendências do mundo moda. E a segunda é o que a campanha visa transmitir através das palavras. Queremos criar uma revolução do bem, de empatia com o próximo, ressaltar a importância do agir e de fazer o nosso melhor sempre, com bravura”, enaltece Camila Felício, coordenadora de Marketing e Novos Negócios da oi,Bem!.

img/topsocie_blog/6404_post_8907.jpg
img/topsocie_blog/6404_post_6372.jpg
img/topsocie_blog/6404_post_8941.jpg
img/topsocie_blog/6404_post_4144.jpg

As camisetas são produzidas em meia malha confortável e certificadas pelo movimento Sou de Algodão, que incentiva o uso do algodão brasileiro na moda e conscientiza os consumidores sobre a composição das suas roupas. Todas as peças da Manifeste seu bem! estão disponíveis na oibem.com.br, que entrega em todo o Brasil, e na loja de fábrica do Grupo Elian, em Jaraguá do Sul (SC). Essa é a quinta coleção cápsula da oi,Bem!, que começou a trabalhar neste formato em 2020. 

“As coleções cápsulas surgiram como uma oportunidade para aproveitarmos movimentos e tendências, além de ser uma estratégia de diferenciação para o lançamento da nossa loja virtual. Nosso objetivo é entregar coleções exclusivas, que conversem com o momento do nosso consumidor, aumentando nossa relação e parceria. O mix apresenta modelagens atemporais e traz uma mensagem, uma atitude ou evento atual”, explica Camila.

Compartilhe nas redes sociais:

Com estoque 40% abaixo no Hemepar, empresa de home care estimula colaboradores a doarem sangue

27/07/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6403_post_7419.jpg
Os estoques do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, o Hemepar, estão 40% abaixo do necessário, deixando o alerta para a necessidade de doação de sangue no estado. Por conta da pandemia, as doações por parte da população diminuíram.
Em Curitiba, a redução no número de doadores é de aproximadamente 50%, somando o total de coletas diárias em 100 bolsas.  Essa queda é um problema, já que a necessidade de coleta para atender apenas a demanda da capital e região metropolitana é de 180 bolsas de sangue por dia.
Tendo em vista o momento atual e as dificuldades de conseguir doadores, a Lar e Saúde, empresa de home care com matriz em Curitiba, criou uma campanha interna onde uma das etapas é incentivar os colaboradores a doarem sangue.  
Em sua segunda edição, a Gincana de Inverno tem o objetivo de promover uma competição entre os funcionários que gere um bem social. Pensando nisso, são realizados desafios semanais e o desafio atual é a doação de sangue.
Mas, além disso, a gincana conta com arrecadações de itens como materiais de higiene e limpeza, cobertores, máscaras, roupas e calçados, que serão doados à Comunidade Tiradentes, na Cidade Industrial de Curitiba, localizada ao lado do segundo maior aterro sanitário de Curitiba. Ela foi fundada em 2015 e possui 375 famílias em situação de vulnerabilidade, 218 crianças dentre elas.
Para incentivar os colaboradores da empresa, a equipe que somar mais pontos ganhará uma premiação e poderá fazer a entrega das arrecadações na comunidade junto ao grupo de voluntários da Lar e Saúde. Todos os protocolos de saúde estão sendo aplicados para garantir uma ação segura para todos.
A Lar e Saúde têm em sua história diversas campanhas que auxiliaram instituições com arrecadação de alimentos, brinquedos e roupas. Pensando nisso, em abril desse ano foi implantado o Programa Lar Solidário, constituído por quatro pilares.
 Um destes pilares é o “Saúde e Vida”, ação atual que abrange a campanha de doação de sangue, mapeamento dos doadores e o convite para futuras doações e acionamento em caso de necessidade pontual que nos seja relatada.
“O Programa é uma forma de aplicarmos nossa missão e transmitirmos os nossos valores para além dos muros da organização, neste momento tão desafiador que vivemos”, diz a Coordenadora do Programa Elizabete Popadiuk Meyer.
 Paraná precisa de doação de sangue
O Hemepar é responsável no Paraná pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% de leitos SUS no Estado.
 
Com o retorno das atividades presenciais, os bancos de sangue se encontram em dificuldade, já que há necessidade de suprir a demanda dos hospitais, por conta dos acidentes com traumas, que necessitam do estoque. Segundo o Hemepar, são cerca de duas mil bolsas de sangue a menos por mês quando comparado com o mesmo período do ano passado. Caiu de 13 mil para 11 mil doações em média.
 
Como doar
Para quem tiver interesse, o Hemepar está distribuído em todo o Estado. Neste período de pandemia, o agendamento é online e o atendimento é feito com oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações, seguindo todos os protocolos de prevenção -19. 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página