Blog Top Society - Karla Cruz

Espaço Plural: exaltação à simplicidade elegante

26/07/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6392_post_13371.jpg
No desenvolvimento do projeto do restaurante da CASACOR Santa Catarina 2021, os arquitetos Beto Gebara e Marila Filártiga foram além da elaboração de uma proposta funcional, visualmente impactante e adequada ao tema nacional da mostra: a casa original. Empregando conceitos de arquitetura regenerativa e priorizando a “simplicidade elegante”, a dupla concebeu o Espaço Plural como a materialização do que significa estar realmente conectado com os sistemas naturais e culturais.
 
“Para esse projeto, abraçamos a oportunidade de pensar mais amplamente sobre o nosso trabalho e suas implicações para aqueles que utilizam nossas criações ou são simplesmente afetados pelo processo de construção, onde quer que estejam”, explica Marila. A vasta experiência de mercado, bagagem e repertório variado estão refletidos nas decisões de projeto do espaço, que abriga o bistrô The Hungry Sailor, comandado pelos chefs Narbal Corrêa e Pedro Soares, e a Cervejaria Faixa Preta.
 
img/topsocie_blog/6392_post_1487.jpg
A valorização dos materiais naturais, o aproveitamento dos recursos e a priorização de fornecedores locais são premissas do trabalho da dupla que constituem a essência do Espaço Plural. “Nesse projeto, nossa conversa com os parceiros foi de reaproveitamento - garimpar peças que estavam no depósito para ressignificar o produto, gerar oportunidades para empreendedores menores da região, trabalhar parceiros que também empreendem com responsabilidade ambiental e social”, reforça Beto. A bancada em mármore, por exemplo, foi criada com produto já existente no estoque da empresa, a Capital Superfícies. Os móveis soltos da Studio Ambientes e as luminárias técnicas da Ouse Iluminação foram garimpadas nos depósitos das lojas.
 
Não só impactar menos, mas, principalmente, impactar positivamente é a base do projeto regenerativo – campo de atuação da dupla – que difere do conceito de sustentabilidade. “Procuramos redefinir o que o ambiente abrange e qual o seu papel”, explica Marila, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, facilitadora em projeto regenerativo pelo Center for Living Environments and Regeneration (EUA).? Nesse sentido, a especificação dos materiais deve ser bastante criteriosa. Para a marcenaria do Espaço Plural, os arquitetos elegeram MDF produzido a partir de madeira de fontes renováveis da Sudati, empresa com unidade fabril em Santa Catarina – outro critério importante para Beto e Marila. O piso em porcelanato e a cerâmica aplicada nas paredes e no balcão interno do bar foram fornecidos pela Portobello Florianópolis, cuja fábrica está sediada em Tijucas (SC).
 
Entre as peças decorativas, luminárias pendentes e mandalas produzidas com resíduos da fábrica de papel pelo grupo de artesãs Tramatusa, de Lages (SC), e cerâmicas feitas a mão pela Duas Studio de Cerâmica, de Florianópolis (SC). O balanço, em macramê, é criação do Ateliê Vanina em parceria com a madeireira Roque Kremer. E as cortinas, tapetes e almofadas são criadas e fabricadas pela Carol Cortinas. As imagens dos quadros da Carol Cortinas são de curadoria do escritório de arquitetura GF e reforçam a importância do trabalho feito a mão mostrando as paisagens de Florianópolis. Todas as empresas parceiras são da região. 
 
As madeiras dos painéis instalados nas paredes e teto são devidamente certificadas, assim como as mescla de madeiras utilizada no banco "monobê" (em tupi guarani ajuntar, reunir), criado e desenhado pela dupla de arquitetos e executado pela madeireira Roque Kremer. “Utilizamos três madeiras diferentes em sua composição, a peroba mica, sucupira preta e jatobá, todas certificadas”, detalha Marila.
 
Para a pintura das alvenarias, os arquitetos escolheram a tinta “Pote de Argila” da Coral/Colormar, que faz referência às cores presentes na terra, contribuindo para a sensação de maior proximidade com a natureza dentro do ambiente. 
 
A conexão com a natureza é a essência do Espaço Plural, assim como do trabalho desenvolvido pela GF Arquitetos há 02 décadas e com mais intensidade nos últimos tempos. “A realidade atual da pandemia nos fez perceber o quanto é importante criarmos uma conexão ainda maior com a natureza, e valorizar as coisas simples e leves da vida, mas sem perder a elegância”, reforça Beto.
 
Sobre os arquitetos
 
Marila Filártiga e Beto Gebara comandam a Gebara & Filártiga Arquitetos (GF Arquitetos), escritório com sede em Florianópolis (SC) e atuação nacional. Nascidos no Rio de Janeiro, foi na capital carioca que se formaram em Arquitetura e Urbanismo, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se conheceram. Já casados, mudaram-se para a capital catarinense em 2002, e fundaram a GF Arquitetos em 2004. Ambos já trabalharam em parceria com diversos escritórios desenvolvendo projetos de arquitetura, interiores e urbanismo na cidade do Rio de Janeiro e em Florianópolis.
 
Marila Filártiga é doutora e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e docente no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina.? Facilitadora em projeto regenerativo pelo Center for Living Environments and Regeneration através da ferramenta LENSES.? E conta com diversos cursos de aperfeiçoamento na área, como História do Mobiliário, História da Arquitetura Moderna, Paisagismo e Iniciação à Botânica.
 
Beto Gebara é pós-graduado, pela Fundação Getúlio Vargas, no MBA em Gestão de negócios da Construção Civil. Possui especialização em Luz e Cor, Gerenciamento e Marketing de Projetos, Paisagismo e Iniciação à Botânica.
 
Instagram: @gfarquitetos 
 
PARCEIROS NO ESPAÇO:
 
CAROL CORTINAS - @carolcortinas
CAROLDECOR - @lojascaroldecor
STUDIO AMBIENTES - @studioambientes
SUDATI PAINEIS - @sudatipaineis
LSGESSARIA - @lsgessaria
OUSE ILUMINAÇÃO - @ouseiluminacao
TRAMATUSA - @tramatusa
DUAS STUDIO DE CERAMICA - @duas.studiodeceramica
PORTOBELLO - @portobelloshop.florianopolis
ARTISAN - @studio.artisan
COLORMAR - @colormar.tintas
ATELIER VANINA - @atelievanina
MADEIREIRA ROQUE KREMER - @madeireiraroquekremer
CAPITAL SUPERFICIES - @capitalsuperficies
DEAZEVEDO PINTURAS - @deazevedo_pinturas
DECA - @decaoficial
TINTAS CORAL - @tintascoral
SMART HOMES - @smarthomesautomacao
CERVEJARIA FAIXA PRETA - @cervejariafaixapreta
MONTANHA CHOPEIRAS - @montanha_chopeiras
THE HUNGRY SAILOR - @thehungrysailor.br
 
CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis
Quando: até 29 de agosto
Terça a sábado: das 13h às 21h
Domingos: 13h às 19h
Instagram: @casacorsc
 


Compartilhe nas redes sociais:

O Renascimento e o Barroco nas culturas do norte Europeu será o tema da segunda sessão do projeto Museus Virtuais 2021

26/07/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6391_post_3008.jpg
A temporada 2021 do projeto Museus Virtuais promete levar o público para os principais museus do mundo, apresentando-os sob uma perspectiva inédita, desde a origem da sua construção até a formação dos acervos mais famosos mundialmente. Para esta segunda sessão da temporada, o projeto apresenta o tema: “Gemäldegalerie: Renascimento e Barroco nas culturas do norte Europeu”, no próximo sábado (31), às 15h.
 
A Gemäldegalerie é um museu de arte localizado na Kulturforum Potsdamer Platz em Berlim, na Alemanha, e é considerado um dos mais importantes do mundo, devido a sua excelente coleção de arte européia dos séculos XIII ao XVIII. Para apresentar todos os destaques do museu, o arte-educador Claudio Toscan utilizará ferramentas do Google Art and Culture para “levar” o público para uma viagem virtual.  A transmissão ocorre através do youtube do Instituto Maratona Cultural, sempre às 15h. Para esta sessão foram liberadas 20 vagas para quem deseja acompanhar presencialmente. Para inscrever-se, basta enviar um email para museusvirtuais@gmail.com.

Para a temporada 2021/2022, o projeto apresentará 18 temas inéditos, em 30 sessões, sendo 18 delas abertas ao público e com formato híbrido (presencial e on-line), e 12 sessões destinadas aos estudantes da rede municipal de ensino. O projeto “Museus Virtuais” é uma realização do Instituto Maratona Cultural com apoio cultural do Corporate Park e patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Cultural Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis.
 
Projeto Museus Virtuais - temporada 2021/2022 
“Gemäldegalerie: Renascimento e Barroco nas culturas do norte Europeu”
Data: 31/07/2021
Horário: 15h00min
Local: Paradigma Cine Arte - 20 vagas para quem deseja acompanhar presencialmente. Para inscrever-se, basta enviar um e-mail para museusvirtuais@gmail.com
 

Compartilhe nas redes sociais:

Empresa de São Bento do Sul marca presença em seis ambientes na CASACOR/SC

26/07/2021    Alex Ferrer

Reveev é fornecedora oficial na mostra de Florianópolis, que segue até 29 de agosto
img/topsocie_blog/6390_post_9792.jpg
Klaus Diether Glatz e Kátia Christina Brand, da Reveev, por Fabrícia Pinho

Pelo terceiro ano consecutivo a Reveev marca presença com um ambiente próprio na mostra CASACOR. A marca catarinense, de São Bento do Sul, com mais de uma década de tradição em conforto e qualidade está novamente apresentando seus produtos na maior mostra de decoração das Américas. E desta vez batendo um recorde, os produtos estão expostos em seis, dos 21 ambientes.
Como em outras edições a marca está com um ambiente próprio na mostra, o Quarto Suna Reveev, assinado por Osvaldo Segundo Arquitetos Associados. "Suna" significa areia em japonês e, assim como nome diz, este quarto busca sensações de calma e fluidez. Celebra a beleza imperfeita, a impermanência da vida. A arquitetura traz diferentes texturas e elementos naturais, unidos por tons claros e linhas sóbrias.
img/topsocie_blog/6390_post_944.jpg

Neste projeto, ressalta aos olhos o contemporâneo aliado às raízes culturais, o minimalismo combinado ao tradicional, e o senso estético puro embasado à função. Descanso para o olhar, respiro para a mente, corpo relaxado, paz no coração. Uma mistura de muitas sensações, a partir de um item que é o centro das atenções: a cama ergonômica, inteligente e também peça de design.
A Cama Orgânica, criação autoral da equipe OSA para a marca Reveev, tem no seu conceito a sensação de acolhimento. Suas linhas arredondadas, fluidas, e seu tecido felpudo, remetem às formas essenciais da natureza.
A cama, que se destaca no projeto possui tecido em textura Blouclet Off White – equipada com carregador por indução/USB, sistema de som e fita LED dimerizável, com Colchão Asti Látex Viscogel Superplush King e tecido em malha Moet Intense.
Já o Loft 2021, assinado pela Arquiteta Fernanda Eicke apresenta o Colchão Aprília Látex Firm Queen, com tecido em malha Cashmere.
img/topsocie_blog/6390_post_7014.jpg

O ambiente surge com a proposta de firmar aquilo que é importante nos projetos: conforto, funcionalidade e atemporalidade. O Loft 2021 é composto por um estar, cozinha gourmet, dormitório com office integrado, sala de banho e área externa.
O projeto [meu.coração.queima], por Jeferson Branco, centrado na temática ‘A Casa Original’ trazida pela CASACOR, busca na casa popular brasileira a inspiração em elementos de decoração tradicionais que fazem contraste com acabamentos de alto padrão. O ambiente provoca questionamentos sobre a desigualdade social atual no país por meio de uma linguagem de design high-low. Marcas ou produtos de alto valor se misturam a acessórios e acabamentos de baixo custo de maneira proposital. Neste ambiente está a Cama Nuvem Casal em tecido textura Azul Celeste com pés em madeira Tauari. O modelo é equipado com carregador por indução e possui Colchão Vicenza Viscogel Firm Casal e tecido em malha algodão orgânico.
img/topsocie_blog/6390_post_5594.jpg

Loft Íris é uma homenagem ao olhar, que nos últimos tempos se tornou símbolo de esperança. O projeto de Maria Graziella Oliveira e Allan Chierighini, da Progetta Studio Arquitetura mostra que, através do olhar pudemos nos comunicar durante a pandemia. Por isso, 'íris' é como o espelho da alma. Não por menos, inspirou a concepção deste projeto exclusivo, idealizado no conceito dos lofts americanos dos anos de 1950, valorizando ambientes amplos. Cada espaço foi projetado no conceito multifuncional para uma casa original. Destaque para a biofilia através da escolha de materiais. No ambiente está a cama Parma Due Articulada King, em tecido Veludo Preto, equipada com carregador USB e fita LED dimerizável.
img/topsocie_blog/6390_post_950.jpg

O quarto ambiente onde a Reveev Colchões expõe é o Cosmopolitan Loft, da Mariana Pesca Arquitetura. O projeto foi pensado para uma mulher contemporânea, universal, empoderada e dona de si. Por isso que agrega o que ela precisa para viver com conforto e tecnologia. A singularidade do ambiente de 78m² aparece no uso comum da madeira no teto, painéis e mobiliários, numa simbiose com as artes. Atente ainda para outras novidades, como a pink box criada no banheiro e o closet programado por uma assistente virtual. O colchão utilizado foi o Asti Látex Viscogel Superplush king, com tecido em malha Moet Intense.
img/topsocie_blog/6390_post_893.jpg

O último dos seis projetos é o Loft Naturalle, assinado por Michael Zanghelini. O ambiente faz um resgate à ancestralidade. Para dar significado a esta volta às origens, elementos naturais como o mármore, madeira e couro ganham destaque numa composição com peças de design, objetos de valor afetivo e obras de arte. É a potência da arquitetura feita para aguçar sentidos e promover encontros. Em evidência a estética natural, mas com soluções tecnológicas, sem esquecer também do uso inteligente de todos os recursos aproveitados no projeto. Aqui está o Colchão Treviso Látex Queen, com tecido em malha Tencel e tratamento Purotex.
img/topsocie_blog/6390_post_14858.jpg
 
A Reveev na CASACOR
 
Presente como fornecedora na CASACOR nas edições de Santa Catarina e do Paraná há nove edições, e há três anos com ambientes assinados, a Reveev é uma empresa genuinamente catarinense, com fábrica em São Bento Sul, uma região de colonização germânica conhecida pela forte tradição na produção mobiliária. A empresa é referência em camas e colchões voltados ao mercado de alto padrão, com forte apelo pela excelência na qualidade dos produtos, nos acabamentos e zelo pelos detalhes e pela estética. A empresa é fornecedora oficial de colchões das edições de Santa Catarina e do Paraná. Os produtos demonstrados são uma prévia do que será a coleção Reveev 2022, com previsão de lançamento para o final do ano. 
A Reveev deu início às atividades em 2009, com o intuito de ressignificar o universo das camas e colchões, prezando pela máxima qualidade da matéria-prima ao acabamento, proporcionando às pessoas maior qualidade de vida por meio de peças que fazem brilhar os olhos. Movidos pela tradição germânica, a empresa valoriza o trabalho feito com máxima qualidade e atenção aos detalhes. “Prezamos pela tradição do trabalho artesanal na fabricação dos nossos produtos e, como uma empresa jovem, estamos atentos ao que há de mais novo em tecnologia do sono para elevar a experiência dos clientes, através de colchões com molejos diferenciados e camas com forte apreço pelo design e zelo pelos detalhes, com diversas opções de revestimentos e personalizações para combinar com o ambiente que nossos clientes e arquitetos planejam”, explica Klaus Diether Glatz, CEO da empresa.
Patrocinadora oficial da mostra, a Reveev oferece consultoria individualizada para tornar mais assertiva a criatividade de arquitetos, designers e decoradores e para garantir a satisfação com produtos que se adequem ao biótipo do cliente e às particularidades de cada projeto, do clássico ao contemporâneo. O propósito é redefinir o universo do dormir ao oferecer produtos que não somente cumpram uma função prática com excelência, mas que proporcionem uma experiência única ao combinar design e sofisticação, harmonizando e valorizando o ambiente.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página