Blog Top Society - Karla Cruz

Saúde feminina: empresárias se cuidam menos?

01/12/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7617_post_4430.png
Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), até 2030 a tendência é que a participação feminina no mercado de trabalho brasileiro cresça mais que a masculina. Isso se dá pois o sexo feminino é conhecido por realizar diversas funções ao mesmo tempo, seja na vida profissional ou pessoal. Além disso, de acordo com a pesquisa, atualmente mulheres buscam se qualificar mais que os homens, se tornando assim, uma mão de obra mais qualificada.
 
Contudo, com o aumento das responsabilidades e dedicação ao campo profissionais, muitas empresárias estão deixando a saúde de lado, aponta levantamento feito pela Universidade de Harvard. Cerca de 80% das mulheres que buscam auxílio médico, apresentam grandes níveis de estresse. De acordo com a empresária, sócia-proprietária da Quare Desenvolvimento e especialista em desenvolvimento de líderes e times, Caroline Valle Schrubbe, investir na saúde é essencial. “Líderes e gestores que desenvolvem ações internas que incentivam a qualidade de vida da sua equipe, garantem uma produtividade melhor de todos”, comenta.
 
“O estresse e a ansiedade estão sendo consideradas a doenças do século, então dar atenção a isso é essencial. Várias empresas fazem campanhas para estimular cuidados com a saúde, o que deveria ser um facilitador para realização de check ups, mas aparentemente estresse e a correria do dia a dia tem feito que uma parte das executivas deixem a saúde em segundo plano”, ressalta.
 
A especialista comenta que a ideia dessa mulher que consegue fazer tudo ficou romantizada e levada a níveis de perfeição. “Atualmente é mais fácil ver uma mulher cuidando da estética ao invés da saúde e na busca por esse ideal nada saudável, a saúde das mulheres é sacrificada sem o tempo que deveria ser para cuidar de si mesmas. Assim, muitas acabam adoecendo”.
 
Mulheres à frente dos negócios
 
Uma pesquisa recente feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que as mulheres trabalham, em média, o dobro de horas semanais que homens. Apesar disso, ainda existem muitas empresas que preferem contratação do sexo oposto. Exemplo disso, é a pesquisa feita pelo Instituto Ipsos em parceria com os jornais Valor Econômico, O Globo, as revistas Época, Marie Claire e a ONG Women in Leadership in LatinAmerica, 52% dos CEOs afirmam que o tema é prioritário, mas somente 26% das empresas que responderam à pesquisa possuem uma área dedicada a igualdade de gênero.
 
“Há um grande interesse das empresas em exercer a igualdade dentro de suas organizações, porém, é preciso aplicar políticas eficientes e efetivas, para que o interesse saia do papel”, comenta Carolina.
 
A pesquisa ainda revela que a presença feminina em cargos de liderança nas 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, evoluiu de 11% para 42%. A especialista em desenvolvimento de lideranças ressalta que ainda há um longo caminho a ser percorrido. “As empresas que estrategicamente investem na liderança feminina, desenvolvem um ambiente corporativo diferenciado, com uma maior diversidade de hábitos e visões”. 
 


Compartilhe nas redes sociais:

Estudantes da Itoupava Central participam de concurso de Cartões de Natal

01/12/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7616_post_1738.png
Estudantes dos 7o e 8o anos da Rede Pública Municipal de Blumenau, na região da Itoupava Central, tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas e concorrer a prêmios neste Natal. A Huvispan Têxtil, empresa blumenauense de tinturaria e acabamento para o setor têxtil, em parceria com a Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, está promovendo o concurso “Cartão Natalino”, junto a sete dessas instituições de ensino.

Os estudantes desenvolveram cartões com a temática natalina, que serão avaliados por uma comissão composta por professores, equipe gestora das escolas, um representante da Huvispan e membros das secretarias municipais envolvidas. A ideia é envolver cerca de 800 alunos. A secretária de Educação Patrícia Lueders destaca a importância da iniciativa: “Esse tipo de ação agrega um grande valor cultural, oportunizando aos nossos estudantes vivências e experiências de diferentes linguagens no contexto artístico e cultural”.

“A ação é uma oportunidade de envolver empresa, colaboradores e comunidade com o intuito de estimular a criatividade das crianças, aproximar os estudantes da Huvispan e também reconhecer e valorizar o verdadeiro significado do Natal”, explica Djane Michele Schreiber, consultora em gestão de pessoas da Huvispan Têxtil.

A escolha dos vencedores será no dia 30 de novembro. O primeiro lugar geral ganhará um leitor de livros digitais Kindle e os três primeiros lugares de cada escola participante levarão um vale-compra da Blulivro. Além disso, a Huvispan distribuirá os cartões a colaboradores e clientes neste ano. O cartões vencedores também serão digitalizados para virarem o cartão da empresa no próximo ano.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sylvio Zimmermann Neto explica que o papel da Secretaria, parceira do projeto, é não somente incentivar as empresas no processo de desenvolvimento econômico, mas também na relação com a cidade, contribuindo para ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

As escolas participantes são: EBM Anita Garibaldi, EBM Duque de Caxias, EBM Lore Sita Bollmann, EBM Pedro I, EBM Prof. Friedrich Karl Kemmelmeier, EBM Visconde de Taunay e EBM Wilhelm Theodor Schürmann.

Compartilhe nas redes sociais:

Projeto apoiado pela Finep resulta em aumento da produtividade na Rudolph Usinados

01/12/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7615_post_7821.jpg
A Rudolph Usinados, de Timbó, concluiu a implementação de projeto que aumentará a produtividade das células dedicadas ao mercado automotivo, para o qual se destina 60% da produção da indústria de componentes mecânicos. Intitulada “Hands-on: Aprendendo Fazendo”, a estratégia faz parte de um amplo programa que busca alavancar alianças para o setor automotivo, dentro do chamado Rota 2030, do governo federal, e tem como focos o aumento da competitividade e o desenvolvimento tecnológico do setor. Realizado com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública brasileira de fomento, e consultoria do Senai/SC, o trabalho tem por eixo a aplicação de metodologias Lean Manufacturing (ou “manufatura enxuta”) no processo fabril.
 
Escrito no ano passado, no auge da pandemia, e submetido ao Rota 2030 para validação, o projeto recebeu subsídio de R$ 120 mil para sua concretização. Foram 600 horas de consultoria às equipes envolvidas, entre fevereiro e outubro de 2021. “Concluímos o trabalho com sucesso e atingimos as metas estabelecidas”, comemora Zico Rezini, diretor de Operações da Rudolph unidade de Timbó. Entre as etapas do projeto, o executivo destaca a otimização da operação logística e a resolução de desvios identificados no processo, como parte da estratégia para ampliar a eficiência da fabricação. “As ações permitiram ganhos de produtividade sobre gaps de alta complexidade, utilizando desde ferramentas Lean Manufacturing até a simulação computacional, que auxiliou com a digitalização das proposições e trouxe segurança ao processo de implementação”, ressalta o diretor.  
 
“Esse tipo de parceria é fundamental para o desenvolvimento da indústria. Com o apoio do Rota 2030 e a competência técnica do Senai, foi possível maximizar os resultados na área produtiva, gerando impactos que vão além dos ganhos financeiros e estão alinhados com a busca da excelência operacional”, avalia Rezini. A capacitação dos profissionais da Rudolph em torno das ferramentas de Lean Manufacturing permitirá que o resultado seja replicado em outras células produtivas e na área de logística.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página