Blog Top Society - Karla Cruz

Volta às aulas e um alerta: cuidado com o peso da mochila

23/01/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10931_post_4841.jpg
As férias estão chegando ao fim e muitas famílias estão indo atrás do material, uniforme e utensílios escolares das crianças. Mas, o que muitos pais precisam ficar atentos, é em relação à mochila dos pequenos.
 
Você sabia que oito em cada dez brasileiros sofrem com dor nas costas? Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a dor na coluna atinge 80% da população brasileira. Por isso, nesta época de volta às aulas, é preciso muita atenção ao peso que as crianças carregam ao ir para a escola.
 
A neurocirurgiã Danielle de Lara, que atua no Hospital Santa Isabel (Blumenau/SC), explica que com o corpo em crescimento acelerado, sobrecargas mecânicas nesse processo podem ser muito prejudiciais às crianças.
 
“Por ser uma idade em que a criança está em pleno desenvolvimento, o peso em excesso faz com que o centro de gravidade do corpo mude e a criança adote uma postura inadequada, prejudicando a coluna e toda a musculatura responsável por manter a nossa posição ereta”, explica.
 
Danielle ainda alerta que os sintomas podem aparecer através de dores intensas nas costas, ombros, joelhos, tornozelos e pescoço.
 
“Além disso, dores de cabeça tensionais são causadas pela sobrecarga mecânica nos músculos do pescoço e ombros, comprometendo o dia-a-dia e até mesmo o desempenho das crianças”, alerta.
 
Dicas para evitar problemas futuros
 
É importante lembrar que o Ministério da Saúde recomenda que o peso das mochilas não ultrapasse em mais de 10% o peso da criança, ou seja, uma criança de 30 quilos não pode carregar mais do que 3 quilos de material.
 
Inicialmente Danielle orienta para que o responsável pela criança ou adolescente analise com os professores se há locais na própria escola para deixar os livros e materiais extras. Outra dica da especialista é ficar atento na compra da mochila. “A melhor opção de bolsa é aquela que possui rodinhas, que não força a coluna”.
 
Além disso, outra opção é a prática de atividade física regular. “É importante fazer com que a criança mantenha a rotina de atividades físicas para desenvolver a musculatura, evitando dores e até mesmo fraturas”, aponta.
 
Por fim, Danielle ressalta que é fundamental os responsáveis ficarem atentos aos sinais que podem aparecer para um futuro problema na coluna que pode ser levado no decorrer da vida.
 
“O tratamento para problemas na coluna é feito de acordo com cada paciente, mas, na maioria dos casos, consiste em orientação postural com um profissional, analgésicos e fisioterapia. Alguns casos são mais específicos e podem levar a dores para o resto da vida ou até mesmo, cirurgia minimamente invasiva no local”, conclui.

Compartilhe nas redes sociais:

Camarote Samba Catarina by Quinteto S.A. estreia na Nego Quirido no Carnaval 2023

23/01/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10930_post_7968.jpg
Uma estreia no Carnaval de Florianópolis promete ser a sensação da Passarela do Samba Nego Quirido na noite do desfile oficial das escolas de samba da Capital no sábado, 18 de fevereiro. Instalado no Setor 5, melhor área para assistir aos desfiles, o Camarote Samba Catarina, assinado pelo grupo Quinteto S.A. com produção da Mallupy, já chega com uma estrutura ousada de 1300 m² para receber 1200 pessoas das 21h às 5 horas. Open bar, open food, - incluindo as famosas almôndegas da Mercearia do Ori e os sorvetes da Paviloche - e ar refrigerado na área fechada do camarote são alguns dos detalhes que farão do espaço um dos mais concorridos da passarela.
 
 “Assinar um camarote na Nego Quirido é uma felicidade e uma grande responsabilidade porque ali está o coração do carnaval da Ilha, um dos momentos mais aguardados da festa na cidade, um evento democrático que reúne os apaixonados por samba, por isso, a entrega tem que ser à altura da importância do momento”, resume Caio Bertoni, da Mallupy, que também é empresário do Quinteto S.A..
 
Os grandes responsáveis pela novidade, e também por animarem o Camarote Samba Catarina, são verdadeiros xodós da história musical de Floripa nas últimas duas décadas, os meninos do Quinteto S.A. O grupo que nasceu na Ilha, e nos últimos anos vem conquistando o Brasil, mantém a formação há 19 anos e vai apresentar seu festejado repertório inspirado no samba raiz, pagode dos anos 90 e muita MPB com interpretações de grandes sucessos e composições próprias.
 
“Estamos preparando um repertório especial para este carnaval que faça do Camarote Samba Catarina um reduto de boa música e alto astral, que é a cara da nossa relação com o público. Para isso, vamos relembrar os clássicos dos nossos shows e apresentar algumas surpresas para que todos saiam da Nego Quirido com gostinho de quero mais”, diz o integrante do grupo Serginho Brasil. Além do Quinteto S.A., Djs convidados tocarão nos intervalos do show.
 
O Camarote Samba Catarina tem patrocínio da NK Bariátrica e da NDTV, que será responsável por um lounge do programa Destino SC. Com apoio da Mercearia do Ori, Paviloche e Kallas, o espaço estreante na Nego Quirido conta com mais de 30 profissionais envolvidas direta e indiretamente na sua produção, e a intenção é chegar para somar à programação oficial do carnaval de Florianópolis 2023, quando a cidade deverá receber nada menos que um milhão de pessoas. Segundo pesquisa do site Decolar, a capital catarinense está entre os 10 destinos mais procurados no Brasil nesta época do ano.

Compartilhe nas redes sociais:

Cia Circocan abre a 12° edição do Prêmio Desterro no Passeio Primavera

22/01/2023    Maristela Brittes

img/topsocie_blog/10929_post_7058.jpg
O espetáculo "MESMO", que anuncia a abertura oficial do Festival de Dança de Florianópolis, será apresentado em três noites, de 26 a 28 de janeiro, às 19h30, em frente ao DANKO, no Passeio Primavera. A programação é gratuita

O novo trabalho da Cia Circocan abrirá o Prêmio Desterro – 12° Festival de Dança de Florianópolis de 26 a 28 de janeiro, às 19h30, no Passeio Primavera. Serão três apresentações do espetáculo "MESMO", com duração de 50 minutos e direção artística de Nickolle Abreu. A classificação é livre e a programação gratuita.

"A obra que estreia e marca a abertura do Prêmio Desterro vem da percepção sobre como o outro naturalmente gera ação. O outro algo que me inspira é em si a grande proposta que vira motor para a engrenagem da criação", comenta Nickolle.

Na cena, oito artistas com linguagens multidisciplinares têm em comum as técnicas circenses. O diálogo é estabelecido entre os corpos e suas bagagens expressivas do movimento, tensionando a exploração de possibilidades acrobáticas e do risco. A trilha sonora conduz a plateia a momentos de contemplação e de pura vibração.  É um trabalho sinestésico que mexe com as emoções dos presentes por meio do circo, da dança, dos encontros. Na interpretação da diretora artística, "MESMO é algo único".

"Criar uma obra é como caminhar no incerto com uma breve ideia de onde se quer chegar. A sensação é que nunca se chega, e isso é bom. O movimento da obra é o grande cerne e a maior força da obra", destaca Nickolle sobre o interesse em manter o processo criativo aberto.

Mostras e workshops para bailarinos

Após as três noites de abertura, o Prêmio Desterro segue com ampla agenda de 28 de janeiro a 5 de fevereiro, no Teatro Ademir Rosa, anexo ao Centro Integrado de Cultura (CIC). Neste ano, o evento confirma a vinda de 102 grupos de diferentes regiões do país e também do exterior. São 474 coreografias de diversos gêneros que serão apresentadas por 1.174 bailarinos. 

Além da Mostra Competitiva, essa edição lança a Cena Comentada - um projeto que fomenta ainda mais o setor -, além da agenda de workshops com aulas conduzidas por profissionais de renome na dança nacional e internacional em diversas linguagens artísticas.

O 12° Festival de Dança de Florianópolis é incentivado pela Consul, pela Dominik MetalCenter e pela Havan, por meio do PIC (Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina)/Fundação Catarinense de Cultura; e apoiado pela Jomani Corretora de Seguros e pelo Passeio Primavera, em correalização com o restaurante DANKO.
 
Prêmio Desterro
 
Instagram: @premiodesterro
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página