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Produção de lúpulo no Brasil cresce e compete com qualidade internacional

04/02/2023    Gustavo Siqueira

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Em terceiro lugar no ranking mundial dentre os países que mais produzem cerveja no mundo, o Brasil produz cerca de 15,4 bilhões de litros de cerveja anualmente, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindcerv). Porém, até mais ou menos seis anos atrás, um dos principais ingredientes utilizados em sua fabricação, o lúpulo, responsável pelo amargor e aroma da bebida, tinha toda sua demanda importada de países como EUA e Alemanha, o que tornava o processo mais caro e com qualidade reduzida, devido ao tempo de armazenamento e transporte. Mas, isso está mudando, conforme explica Stéfano Gomes Kretzer, agrônomo especialista em Lúpulo e consultor de cultura do lúpulo, da Lúpulo do Vale. 


No Brasil, a produção saltou de 9 toneladas de lúpulo, em 2020, para 24 toneladas, em 2021, conforme dados da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), um crescimento de 160%. “O mercado cervejeiro brasileiro é cada vez mais exigente e demanda insumos de qualidade, visto que estamos competindo com um mercado internacional. E o lúpulo é fundamental para indústria cervejeira do país, influenciando diretamente na qualidade final e competitividade do produto, trazendo cada vez mais valor e prestígio para a cerveja produzida completamente com matérias-primas do Brasil”, afirma Kretzer. 


Dentro desse cenário de crescimento na produção, ele idealizou a Lúpulo do Vale, com a ideia de melhorar a qualidade da bebida produzida nacionalmente, prestando assessoria e consultoria aos produtores de lúpulo e as cervejarias. “Estamos apenas começando a nos consolidar com a produção nacional, ainda importamos cerca de 3.200 toneladas de lúpulo por ano, então, é de extrema importância que todo produtor, cada tonelada do que produzimos tenha  excelente qualidade para conseguir ter maior aceitação do mercado e ter maior sucesso na produção da cerveja e podermos depender cada vez menos do mercado externo”, explica Kretzer. 


O especialista explica que a plantação do lúpulo envolve vários detalhes técnicos, desde a implantação e desenvolvimento de plantas até a comercialização do lúpulo, não podendo haver margem para erros durante o cultivo, sob o risco de baixa produtividade e baixa qualidade, o que  atrapalha na comercialização do produto final.


Produção nacional


O cultivo do lúpulo em solo brasileiro aumenta a cada dia, promovendo ganhos para os produtores, gerando maior renda e empregos. O lúpulo que temos aqui é o mesmo que temos no exterior, porém com a característica brasileira. ’É o chamado ‘terroir’, termo muito utilizado quando falamos de vinhos, mas que também se encaixa no mundo da cerveja. Ele expressa, em termos qualitativos, de tipicidade e de identidade do solo onde, neste caso, o lúpulo está sendo cultivado’, explica Kretzer.


Em comparação à qualidade nacional, um dos diferenciais do produto da Lúpulo do Vale é a qualidade. ’O  lúpulo é fresco, com um processamento de qualidade, colhido há no máximo alguns meses e não alguns anos atrás como vem sendo a realidade nacional”, explica Duan Ceola, químico, professor e coordenador na Escola Superior de Cerveja e Malte. “O reflexo é direto tanto na característica sensorial (aroma), quanto nas características físico químicas (amargor). A parte aromática vai trazer características de frutas como as amarelas, por exemplo: maracujá, melão, mamão, frutas tropicais. Na parte físico química bastante amargor, bom e agradável. Tropicalidade é a palavra chave para o lúpulo da Lúpulo do Vale, com aromas e características físico químicas inconfundíveis”, complementa Ceola.


Dificuldades


A produção deste importante insumo para a fabricação da cerveja tem um cultivo complicado. Por isso, Ceola reforça a importância de ter um especialista ajudando neste cultivo. “Para acelerar um projeto, um especialista já passou por diversos 'perrengues' está certamente preparado para resolver todo e qualquer problema que possa vir a aparecer, isso pode parecer simples, mas tem um impacto direto no custo, faz o agricultor gastar menos dinheiro em relação a resolver problemas posteriores”, comenta Ceola.


Comprovando a qualidade brasileira


“Há sete anos fundamos a Besser Bier, hoje localizada em Trombudo Central, em Santa Catarina. E assim como a maioria das cervejarias, também importávamos o lúpulo a ser utilizado em nossa cerveja. Nossa parceria com Kretzer, iniciou através do instagram. Meu marido, que é químico, entrou em contato com ele, foi conhecer a plantação e os lúpulos que ele estava produzindo. A partir daí,  ao invés de comprarmos um lúpulo importado de alto custo, conseguimos a mesma qualidade, com o Comet da Lúpulo do Vale, também percebemos que nossa  cerveja se tornou bem lupulada e aromática, a cerveja ficou ainda melhor do que as anteriores”, conta Aline Eddinger, gerente administrativa da Besser Bier.


Sobre a Lúpulo do Vale


Lúpulo do Vale é uma empresa de Pouso Redondo (SC), voltada para atender as demandas da cadeia produtiva do lúpulo. Com o objetivo de promover o crescimento da cultura do lúpulo no Brasil de forma economicamente viável e sustentável. 


Atua na área de consultoria agrícola para produção de lúpulo, com projetos técnicos, assistência e treinamento de equipe. Com área própria de produção de lúpulo, produzindo os melhores lúpulos que o mercado cervejeiro tem direito. A Lúpulo do Vale sempre investiu em pesquisa e tecnologia, para fomentar a cultura do lúpulo de forma sólida e com muito respaldo técnico. Atualmente a Lúpulo do Vale atua em diversas regiões do país como Rio Grande Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Goiás.
 


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Baile do Copa, 2023 que terá como tema Túnel do Tempo 1923-2123

04/02/2023    Maristela Brittes

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 O icônico hotel  Copacabana Palace anuncia a edição de 2023 do Baile do Copa, que terá como tema “Túnel do Tempo 1923-2123”. Em homenagem ao centenário do hotel, a festa promete celebrar momentos e personalidades que fizeram parte desses 100 anos de história, além de imaginar e criar expectativas para os próximos 100.
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O Baile do Copa será realizado no sábado, dia 18 de fevereiro de 2023, a partir das 22h.
Com direção artística de Gustavo Barchilon e cenografia de Daniel Cruz, o tema trouxe inspiração para que os profissionais reproduzissem o real significado e importância do hotel para a cidade, que foi um dos responsáveis pela projeção internacional do Rio de Janeiro e, mesmo após 100 anos de existência, permanece um dos principais símbolos de elegância e sofisticação no país. “Afinal, o presente é o que passa, o passado é o que fica e o futuro é agora!” celebra Gustavo Barchilon.
As atrações prometem garantir a animação do público até a madrugada. O palco receberá apresentações do Cordão da Bola Preta, Serjão Loroza e banda, além de Djs renomados.
Os preços dos convites variam de R? 2.950 a R? 4.500 por pessoa. Os convidados podem optar por vestir uma fantasia estonteante ou traje black tie – smoking para homens e vestido longo de gala para as mulheres. Ai entra o talento que já é uma tradiçao do estilista Anderson Marttus.

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 Após 2 anos de reclusão devido o período pandêmico, o carnaval carioca desta vez retorna triunfal e muitas são as novidades.
 Anderson Marttus estilista consagrado continua à frente do luxuoso atelier de carnaval de um dos mais tradicionais hotéis do Rio de Janeiro, o Belmond Copacabana Palace; que comemora cem anos de glamorosa história. O tema do grande baile de 2023 será  “Uma viagem no tempo; de 1923 à 2123 onde você gostaria de estar?”

Muitas são as personalidades que irão estar presentes nesta festa sob os cuidados do estilista:  Claudia Martinez, Adriana Santos, Paulinha Amorim, Kelly Duque Estrada que leva o título de “Sereia do Copa” e muitas outras.
Marttus expandiu suas relações e este ano mantém sua parceria com Alexis Delvaux o francês mais carioca que existe no Camarote MAIS BRASIL que promete luxo, requinte e sofisticação , onde Kika Macedo será a embaixadora oficial do espaço.
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Por @ovadiasaadia
#bailedocopa
Redação Apacos e Febracos

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Com aumento de 36% no faturamento em um ano, agência catarinense se destaca e comemora crescimento

04/02/2023    Maristela Brittes

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Além do acréscimo no número de clientes, a MM Conteúdo Criativo produziu campanhas em diferentes estados do Brasil e até no exterior; workshops gratuitos também marcaram o ano de 2022
 
 

Prestes a completar cinco anos em 2023, a MM Conteúdo Criativo, agência comandada pelas catarinenses Manuella Moreira, Mariana Perassa e Gabriela Humeres, comemora os bons resultados de 2022. Além de aumentar o faturamento em 36% em comparação com o ano anterior, a agência que atendeu mais de 70 clientes - não só em Santa Catarina, mas também em São Paulo, Minas Gerais e outros estados brasileiros - assinou a produção de conteúdos em uma imersão no Paraguai.
 
Entre tantos projetos e clientes atendidos em 2022, a agência foi a responsável pela criação do conceito criativo, produção executiva, styling, roteirização dos vídeos da Batata Strike. Um dos trabalhos coordenados pela MM para a marca catarinense foi exibido no maior telão de LED da América Latina, que foi instalado na faixa de areia da praia central de Balneário Camboriú.

Além dos clientes atendidos em Santa Catarina, a agência presta serviços em outros estados. Um exemplo é a marca de 
joias Isa Vettorazzi e a Kahla, ambas em São Paulo. A MM é responsável pela produção de conteúdo para redes sociais e campanhas, além de desenvolver campanhas de e-mail marketing e outros serviços para as empresas. “Em média, vamos duas vezes por semestre para São Paulo; conseguimos essa flexibilidade porque temos toda a tecnologia a nosso favor e uma equipe de fornecedores que nos ajuda no atendimento na capital paulista”, explica Manuella Moreira, a fundadora da MM Conteúdo Criativo.

Experiência internacional

Em 2022, a agência viajou para a cidade de Minga Guazú, no Paraguai, para realizar trabalhos para a marca Lunelli, de Jaraguá do Sul, grupo que também detém outras marcas como Lunender e Graphene - para as quais a MM também assinou jobs.

Essa não foi a primeira ação internacional da MM, e para Gabriela Humeres, coordenadora de criação, o trabalho foi um grande aprendizado. “Vivemos uma verdadeira imersão na cultura paraguaia. Durante três dias foi possível conhecer todas as áreas e processos da fábrica, conversar com os colaboradores e ver o quanto eles gostavam de trabalhar na Lunelli. Esse contato foi inspirador e o resultado ficou visível no trabalho”, destaca Gabriela. Para esta conta especificamente, a MM fez a produção de campanhas com desenvolvimento de conceito criativo e gestão de redes sociais, como a publicação diária dos conteúdos no feed, reels e stories.

Troca de aprendizados

Com o objetivo de mostrar o potencial das redes sociais, ferramentas, suas usabilidades e ainda compreender a importância das redes para os todos os tipos de negócios, a MM realizou em 2022 um workshop que foi aprovado pela Lei Aldir Blanc. Mais de 300 pessoas participaram dos quatro encontros.

Gabriela ressalta que o trabalho com redes sociais ainda é um mercado relativamente novo, e, por isso, resolveram inscrever o projeto e oferecer o workshop de maneira gratuita. “Nós sempre demos muita importância para todo tipo de troca, e poder orientar as pessoas para que elas possam potencializar seus negócios através das redes sociais produz um efeito positivo para elas e para nós”, compartilha.

Perspectivas para 2023

O foco da MMConteúdo Criativo para o ano é a união do branding com o marketing. “Prezamos pela excelência no posicionamento de marca e na criação de conteúdo. No entanto, tudo deve ser aliado com uma boa estratégia de marketing para que possamos potencializar os resultados”, enfatiza Manuella.

A coordenadora de projetos, Mariana, lembra que 2022 foi um ano para fortalecer e estruturar a MM internamente, mas ressalta que 2023 será um ano voltado para expandir cada vez mais a agência. “Queremos crescer e levar nossos clientes junto. Estamos focadas em elevar sempre nossas entregas e, assim como a Manu disse, potencializar nosso trabalho como um todo”, compartilha. Gabriela destaca ainda que estão entre as metas de 2023 da MM, a ampliação do portfólio e a inserção do planejamento estratégico, com serviços pautados em dados, análises e estratégias, a automação de marketing e a realização de workshops presenciais.


Sobre a agência:
Fundada em 2018, a MM conta com uma equipe de nove profissionais e uma vasta lista de fornecedores, que são parceiros diretos. A agência catarinense oferece para o mercado uma atuação 360º quando o assunto é comunicação. Atua com branding, estratégia, gestão e reposicionamento de marcas, desde o design até a identidade visual da marca/empresa. Com a produção de conteúdo e gestão de redes sociais, desde as imagens, sejam cards, fotografias ou vídeos, até a legenda da publicação.

Além disso, a MM apresenta ainda os serviços de gestão de tráfego, que permite com que as empresas possam anunciar nas redes sociais e no Google. Os serviços de assessoria e gerenciamento de carreira de influenciadores também estão no escopo da empresa. Na cartela de clientes já atendidos pela agência estão nomes como Grupo Lunelli, Colcci Eyewear, Mormaii Óculos, Dudalina, Carioca Calçados, Baglione, Plantaia, Coleção Modas, Fita Up, Ara Bleu, Macchiato, Maeve, Do Ré, BGA, Rosa Carvalho, Dra. Stefania Siqueira, Juice, Schmidt Pedras, Layback, Batata Strike, Isa Vettorazzi, Kahla, entre outros.


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